sábado, 04/05/2024
21.5 C
Brasília

Tik Tok planeja entrada no mercado de games

Veja Também

- Publicidade -

Fontes informaram à Reuters que o planejamento é iniciar o lançamento no Vietnã e ainda no terceiro trimestre, levá-lo ao sudeste asiático

TikTok: A disponibilização de jogos na plataforma aumentaria a receita de publicidade (Getty Images/Drew Angerer)

A rede social TikTok está fazendo testes para que os usuários possam jogar no aplicativo de compartilhamento de vídeos no Vietnã, como parte dos planos de um grande impulsionamento para os games, disseram quatro fontes à Reuters.

A disponibilização de jogos na plataforma aumentaria a receita de publicidade, bem como a quantidade de tempo que os usuários passam no aplicativo – que é um dos mais populares do mundo, com mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais.

Com uma população experiente em tecnologia e 70% dos cidadãos com menos de 35 anos, o Vietnã é um mercado atraente para plataformas de mídia social como TikTok, Meta, Youtube e Google.

O TikTok, que pertence à ByteDance da China, também planeja ampliar o lançamento de jogos no Sudeste Asiático, segundo as fontes. Duas delas afirmaram que esse movimento pode ocorrer já no terceiro trimestre. As fontes não quiseram ser identificadas, pois as informações ainda não foram divulgadas publicamente.

Um representante do TikTok disse que a empresa testou para o aplicativo a criação de jogos HTML5, uma forma comum de minijogo, por meio de parcerias com desenvolvedores de jogos e estúdios, como a Zynga. A empresa, no entanto, se recusou a comentar sobre os planos para o Vietnã ou suas ambições mais amplas de jogos.

“Estamos sempre procurando maneiras de enriquecer nossa plataforma e testar regularmente novos recursos e integrações que agreguem valor à nossa comunidade”, disse o representante em comunicado enviado por e-mail à Reuters.

A ByteDance não respondeu a um pedido de posicionamento.

A Reuters não obteve informações sobre os planos do TikTok para lançar recursos de jogos em outros mercados. Embora os usuários da rede social possam assistir a jogos sendo transmitidos, na maioria das regiões eles não podem jogar no aplicativo.

Nos Estados Unidos, apenas alguns jogos parecem ter sido lançados, incluindo o “Disco Loco 3D” da Zynga, um jogo de desafio de música e dança, e “Garden of Good”, onde os jogadores cultivam vegetais para acionar doações do TikTok para a organização sem fins lucrativos Feeding América.

De acordo com duas fontes, o TikTok planeja se basear principalmente no conjunto de jogos da ByteDance.

Embora a empresa comece com minijogos, que tendem a ter mecanismos de jogo simples e pouco tempo de jogo, suas ambições vão além disso, disse uma das fontes.

No Vietnã, será necessária uma licença para apresentar jogos na plataforma, uma vez que as autoridades locais restringem jogos que retratam jogos de azar, violência e conteúdo sexual. Espera-se que o processo corra bem, pois uma das fontes informou que os jogos planejados não são controversos.

Os ministérios das Relações Exteriores e das Comunicações do Vietnã não responderam aos pedidos de posicionamento.

Os usuários do Douyin, da ByteDance, a versão chinesa do TikTok, podem jogar na plataforma desde 2019.

Os jogos do TikTok provavelmente carregarão anúncios desde o início, com a receita dividida entre a ByteDance e os desenvolvedores de jogos, disse uma fonte separada.

A incursão do TikTok em jogos reflete esforços semelhantes feitos por grandes empresas de tecnologia que buscam reter usuários. O Facebook lançou o Instant Games em 2016 e a empresa de streaming Netflix também adicionou jogos recentemente à sua plataforma.

- Publicidade -

- Publicidade -

Recentes