Conecte-se a nossa Rede

Notícias

Se for ilegal, a gente vê lá na frente, diz Bolsonaro sobre chefe da Secom

Avatar

Publicado

dia

Presidente disse que o auxiliar continuará no cargo, pois não há ilegalidade na relação das empresa de Wajngarten com emissoras de TV e agências que recebem recursos do governo

Bolsonaro cumprimenta populares na entrada do Palácio da Alvorada
(foto: José Cruz/Agência Brasil)

O titular da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Fabio Wajngarten, continua no cargo até segunda ordem. É o que afirmou o presidente Jair Bolsonaro, embora tenha sinalizado que o exoneraria caso fosse identificado algo irregular ligado a ele. A Folha de São Paulo publicou reportagem que o aponta como beneficiário de dinheiro de emissoras de TV e de agências de publicidade contratadas pela própria secretaria por meio de uma empresa da qual é sócio, a FW Comunicação e Marketing.

Em nota, a Secom informou, nessa quarta-feira (15/1), que Wajngarten se afastou da gestão da empresa e nomeou um administrador no lugar. E informou que os contratos que ela mantém com diferentes veículos de comunicação e agências de publicidade ocorreram “bem antes” dele assumir o cargo. Em discurso, ele também explicou que a criação da empresa e declarou que a reportagem é fantasiosa. Frisou, ainda, que “continuará enfrentando grupos monopolistas e poderosos” enquanto Bolsonaro o quiser no cargo.

Ao que sinalizou, nesta quinta-feira (16/1), Bolsonaro deseja a permanência de Wajngarten no cargo. “Se for ilegal, a gente vê lá na frente, mas o que eu vi até agora está tudo legal com o Fábio, vai continuar, é um excelente profissional. Se fosse um porcaria, igual alguns que tem por aí, ninguém estaria criticando ele”, sustentou. Antes, ele criticou duramente a Folha de São Paulo, chegando a adotar um tom agressivo com uma jornalista do veículo de comunicação ao ser questionado sobre o secretário.

O capitão reformado chegou a questionar a repórter se ela não tem “vergonha na cara” para fazer a tradicional portaria no Palácio da Alvorada, onde jornalistas ficam no aguardo de sua saída. Em seguida, Bolsonaro procurou se retratar com a profissional. “Eu sei que você não é dona da Folha, desculpa, você, como pessoa, não tenho nada contra você, mas você está cumprindo aqui o seu papel para tentar infernizar o governo. Qual pauta positiva a Folha teve no governo até hoje? Nada, zero. Zero”, acusou. No entanto, não deixou ela fazer outras perguntas, como quando quis questionar sobre a sanção do fundo eleitoral.

Entenda o caso

Wajngarten é sócio da FW Comunicação e Marketing,dona de contratos com ao menos cinco empresas que recebem recursos direcionados pela Secom, entre elas as redes de TV Band e Record, como revelou o jornal Folha de S.Paulo. O secretário afirmou que os acordos comerciais foram feitos antes de seu ingresso na Secom – o da Band, por exemplo, há 16 anos. Esses contratos, segundo ele, “não sofreram qualquer reajuste ou ampliação” desde então.

A quarta-feira no Palácio do Planalto foi marcada por reuniões convocadas por Bolsonaro para tratar da nova crise. A comunicação do governo está sob fogo cruzado e é atacada pelo grupo do vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ), que já a definiu no Twitter como “uma bela de uma porcaria”.

Em seu lugar na companhia, Wajngarten deixou Fabio Liberman, irmão do número 2 da Secom, Samy Liberman. Adjunto de Wajngarten, Samy trocou Miami por Brasília para assumir o cargo e é visto no Planalto como o braço direito do chefe. Seu irmão aparece nos registros da Receita Federal como dono ou sócio de dez firmas, que atuam em setores variados, de reprodução humana a negócios imobiliários.

Na quarta, no início da noite, o chefe da Secom utilizou o canal oficial de TV do governo para se defender da reportagem sobre sua atividade empresarial. A emissora, controlada pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), está subordinada à sua secretaria. O pronunciamento de 18 minutos foi veiculado no canal TV Brasil 2. O chefe da Secom afirmou que todas as contas dele são “100% abertas”, admitiu que não sabia como funcionava o processo de nomeação para o cargo, mas que foi orientado pelos órgãos da Presidência.

Wajngarten não teria avisado a Comissão de Ética sobre os negócios da FW. O colegiado deve discutir, em reunião no próximo dia 28, se há elementos para abrir um processo por conflito de interesse. Nesses casos, se for instaurado processo, a punição costuma ser uma advertência. Questionado sobre a falta de comunicação sobre seus negócios à Comissão de Ética, Wajngarten não se manifestou.

 

 

Clique para Comentar

Fazer um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ERROR: si-captcha.php plugin: GD image support not detected in PHP!

Contact your web host and ask them to enable GD image support for PHP.

ERROR: si-captcha.php plugin: imagepng function not detected in PHP!

Contact your web host and ask them to enable imagepng for PHP.

Notícias

Writing Essay – Vital Hints for Writing Essay

Avatar

Publicado

dia

Por

Write essay – The pupils in your faculty are concerned to learn how to write article. The assignment is to follow some strategies for writing an article and write the article on the subject which you could readily explain in a couple of lines. Here I provide you hints for writing an article.

Start off – To compose an essay, start from (mais…)

Continue Lendo

Notícias

Intro To Online Installment Loans

Avatar

Publicado

dia

Por

Online installation loans are readily available to those who are unable to qualify for conventional loans. These loans usually do not require any credit checks, thus a person isn’t restricted. Any lender is now capable of accepting these loans online.

Many persons are reluctant to create loan payments that are on the web because (mais…)

Continue Lendo

Notícias

What To Expect From An Online Photo Editor

Avatar

Publicado

dia

Por

If you editor foto online aren’t too sure of the right photo editing software or photo editing services available, you’ll find a number of free photo editing services on the internet to aid you. These photo editing providers enable one to make your favorite photos seem new and improve in their attractiveness. (mais…)

Continue Lendo

Notícias

Types of Custom Paper

Avatar

Publicado

dia

Por

Custo essay writing servicemized paper is employed in almost every region of the planet, from interior design to schoolbooks. The grade of paper you use could make a major difference in the way the room looks and the amount of pages it may hold. There are various kinds of paper, therefore it is important (mais…)

Continue Lendo

Notícias

Cheap Essay Writing – The Lowdown on Essay Writing

Avatar

Publicado

dia

Por

Ordering cheap essay writing services has become very common these days. A cheap essay writing company is associated with a terrible quality merchandise. Apparently, college essay writing services most pupils believe this is an unreliable company. A reputable company needs to have a fantastic site (mais…)

Continue Lendo

Notícias

Photoediting Software

Avatar

Publicado

dia

Por

The subject of photo editing is also quite vast plus it has such things like editing bad graphics, adding text, and additionally removing undesirable background information out of a photo. This article explains the way photo editing works, in order that will assist you to understand the process.

Photo-editing encompasses all the (mais…)

Continue Lendo

Viu isso?