quinta-feira, 02/05/2024
19.5 C
Brasília

Professores da rede pública do DF retornam às atividades nesta sexta-feira de maneira remota

Veja Também

- Publicidade -

Aulas serão retomadas de forma não presencial no final de junho. Unidades de Internação Socioeducativa e penitenciárias não têm prazo para volta às aulas.

Ensino a distância tem sido desafiador para alunos, professores e escolas em SC — Foto: Valéria Martins/G1

A Secretaria de Educação do Distrito Federal publicou a portaria que dá detalhes sobre a retomada das atividades na rede pública de ensino do DF. O retorno das atividades está marcado para 22 de junho, por meio de teleaulas, mas sem aferimento de presença e, a partir do dia 29, com o registro de comparecimento dos estudantes.

Nesta sexta (5), servidores e professores retomam os trabalhos, mas também remotamente. Entre os dias 8 e 12 de junho, acontece a semana de formação dos docentes e, a partir do dia 15, a organização dos trabalhos pedagógicos (veja calendário abaixo).

No entanto, para algumas áreas, como as Unidades de Internação Socioeducativa e o Núcleo de Ensino do Sistema Prisional, ainda não há prazo para a retomada das atividades. Conforme o GDF, a volta às aulas nesses espaços “será avaliada e articulada com a Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania, Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, Vara de Execução Penal e, por fim, Secretaria de Estado de Saúde, considerando as especificidades desses atendimentos”.

Estudantes da Escola Meninos e Meninas do Parque em imagem de arquivo — Foto: Divulgação/Agência Brasília
Estudantes da Escola Meninos e Meninas do Parque em imagem de arquivo — Foto: Divulgação/Agência Brasília

O projeto Escola Meninos e Meninas do Parque também não fará parte das teleaulas. De acordo com a portaria, as atividades serão realizadas de forma impressa, mas ainda será analisada a forma para acompanhar e avaliar os alunos.

De acordo com a portaria, para o Centro Integrado de Educação Física (Cief) e o Centro Interescolar de Línguas (CIL), o professor será responsável pela produção e/ou adaptação de materiais pedagógicos, das aulas remotas e das aulas em ensino a distância.

Cronograma de volta às atividades na rede pública do DF

As atividades para professores, gestores e estudantes serão remotas, diz a Secretaria de Educação do DF. Os encontros serão virtuais e as teleaulas transmitidas por canais de televisão.

Veja abaixo as datas de início das atividades.

  • 4 de junho: Gestores
  • 5 de junho: Professores
  • 8 a 12 de junho: Semana de acolhimento e formação para professores
  • 15 a 19 de junho: Professores produzem conteúdo para a plataforma
  • 22 a 26 de junho: Estudantes voltam sem aferição da frequência
  • 29 de junho: Começa o ano letivo do ensino mediado com aferição da frequência para todas as etapas
  • 29 de junho: Professores e estudantes podem acessar a plataforma gratuitamente

Plano de ensino não presencial para rede pública do DF

Todas as atividades pedagógicas estão previstas no Plano de Gestão Estratégica para a Realização das Atividades Pedagógicas Não Presenciais no DF.

As aulas na rede pública e particular do DF estão suspensas desde o dia 11 de março, por conta da pandemia do novo coronavírus. Ainda não há previsão de retorno das atividades presenciais.

Para garantir o acesso de todos os estudantes, a pasta já contratou a TV Justiça, TV Gênesis, e TV União e pretende contratar uma quarta emissora de canal aberto. Os canais irão transmitir as teleaulas lecionadas ao vivo por professores e servidores da pasta.

Segundo a programação divulgada pela Educação, as primeiras transmissões começarão às 8h e serão encerradas às 22h. Serão três canais com 195 horas de programação semanal, as aulas serão ministradas por professores da rede pública.

- Publicidade -

- Publicidade -

Recentes