sexta-feira, 03/05/2024
23.5 C
Brasília

Nvidia usa inteligência artificial em conversas com personagens de jogos

Veja Também

- Publicidade -

Empresa lançou ferramenta que permite criar personagens não jogáveis, os NPCs, e integrá-los a uma inteligência artificial generativa

(Reprodução/Reprodução)

A Nvidia tem aproveitado a forte valorização das suas ações, apoiada na demanda por chips para inteligência artificial, e anunciou nesta semana várias novidades ligadas ao tema. Uma delas é a ferramenta Nvidia Ace for Games, que pode ser usada para criar personagens e diálogos em jogos e integrá-los a uma IA generativa, como a do ChatGPT.

A primeira demonstração dos resultados dessa ferramenta ocorreu na última segunda-feira, 29, a partir de uma parceria com a empresa Convai, que também usa IAs para criar personagens de jogos. A ferramenta é descrita como “um ambiente de criação de personagens inteligentes de jogos alimentados por IAs generativas”.

O principal foco do sistema é a criação e funcionamento dos chamados NPCs, ou personagens não jogáveis, que são personagens de jogos que não são controlados pelos jogadores e costumam ter uma função mais narrativa, como apoio em missões ou então um papel de vilão dos games.

Atualmente, todas as ações e falas dos NPCs são planejadas e programadas previamente, com roteiros feitos por humanos. Segundo a Nvidia, a nova ferramenta elimina essa necessidade, usando a inteligência artificial para responder a diálogos em tempo real com os jogadores.

Na demonstração, o jogador pode apertar um botão e fazer qualquer pergunta em áudio para o NPC. Em seguida, o NPC dá uma resposta gerada a partir da inteligência artificial. Para a Nvidia, isso permite criar “interações mais dinâmicas e imersivas” com esses personagens, enriquecendo os jogos.

Gabriele Leone, diretor criativo da Nvidia, explicou em um post no Twitter que a interação foi um teste criado partindo de duas ferramentas de inteligência artificial da empresa: a Riva e NeMo. A primeira é voltada para a transcrição de material em áudio. Já a segunda trabalha com a criação de conversas a partir de comandos recebidos por usuários.

Leone disse ainda que todo o cenário visto na demonstração foi criado pela equipe da Nvidia em “apenas algumas semanas”. A criação da aparência dos personagens também ocorreu por uma ferramenta de IA da empresa, a MetaHuman. “Imagine um futuro onde a exploração do jogo transcenda além dos diálogos pré-programados. Onde os jogadores podem se envolver em conversas genuínas com vários NPCs! Estamos apenas começando, mas esta tecnologia inovadora está definida para redefinir nossa percepção de jogos imersivos!”, declarou o diretor.

 

Nvidia atinge US$ 1 trilhão de valor de mercado

A Nvidia superou US$ 1 trilhão em valor de mercado pela primeira vez nesta terça-feira, 30. Apenas seis empresas ostentam esta marca: Google, Apple, Amazon, Microsoft e Saudi Aramco. O rali das ações da Nvidia, que já subiram 34% nos últimos três dias, foi desencadeado pelo forte guidance para o segundo trimestre, em que a empresa espera faturar US$ 11 bilhões — 64,18% mais do que no mesmo período do ano passado.

Segundo Jensen Huang, fundador e CEO da Nvidia, a indústria de computadores está passando por duas transições simultâneas: a computação acelerada e IA generativa. “Um trilhão de dólares em infraestrutura de data center global instalada fará a transição de uso geral para computação acelerada, à medida que as empresas correm para aplicar IA generativa em todos os produtos, serviços e processos de negócios”, disse.

Nesse cenário, a empresa se tornou uma das maiores beneficiadas pela alta demanda por chips e GPUs para treinamento de inteligência artificial. Em um relatório, analistas do Itaú BBA observaram ainda que a Nvidia divulgou um balanço referente ao seu primeiro trimestre de 2023 que “muitos investidores jamais esquecerão”. A empresa superou as estimativas de receita, com um número 10% acima do consenso do mercado.

- Publicidade -

- Publicidade -

Recentes