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Novo normal? Uso do transporte público de Sydney e Melbourne ainda em 80% dos níveis pré-Covid

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Os dados mais recentes mostram uma média de dois dias por semana de trabalho em casa, menos carros nas estradas e trens menos lotados

Segunda e sexta-feira são os dias mais comuns para trabalhar em casa em NSW e Victoria, com terças e quintas-feiras sendo os dias mais movimentados no transporte público. Fotografia: Joel Carrett/AAP

A média de viagens de transporte público durante a semana em Sydney e Melbourne ainda caiu cerca de 20% em relação aos níveis pré-Covid, e especialistas dizem que esse nível de uso pode se tornar o “novo normal”. Mas os dados mostram que, mesmo com a queda dos números totais, existem padrões diferentes entre modos de transporte, regiões e horários do dia.

“Os picos estão caindo e os fora dos picos estão aumentando”, diz o professor David Hensher, da Universidade de Sydney .

“Sydney [CBD] está praticamente com 80% de recuperação em termos de número de pessoas a qualquer momento trabalhando em escritórios. E achamos que nunca vai ficar mais alto. O que levanta questões muito importantes sobre o que fazer com esse excesso de capacidade.”

Este gráfico mostra que o total de viagens na rede de cartões NSW Opal permanece significativamente menor do que antes da pandemia.

Dados da Victoria Transport mostram números semelhantes. Um porta-voz do Departamento de Transportes disse que mais pessoas usaram o transporte público na semana passada do que em qualquer momento desde março de 2020, mas o uso do transporte público durante a semana em Victoria ainda é cerca de 80-85% dos níveis pré-Covid.

Segunda e sexta-feira são os dias mais comuns de trabalho em casa nos dois estados, com terças e quintas-feiras sendo os dias de maior movimento no transporte público.

Mas os dados sugerem que essa tendência é anterior à pandemia. A segunda-feira representou cerca de 19,6% das viagens durante a semana na rede Opal em fevereiro de 2019, em comparação com 19% este ano.

Os dados vitorianos mostram que a recuperação do patrocínio do transporte público pré-Covid foi mais fraca nas segundas e sextas-feiras do que na maioria dos outros dias.

Um porta-voz da Transport for NSW disse que o padrão de menor uso às segundas e sextas-feiras provavelmente continuará, mas, em um sinal de mudança nos padrões, houve um aumento nas viagens ao Sydney CBD nas tardes de sexta-feira.

“Cerca de 39% das viagens diárias médias que chegam a Sydney CBD na sexta-feira são após as 15h, em comparação com 31% nos outros dias da semana”, disse o porta-voz.

Em março de 2020, Hensher e seus colegas começaram a incluir uma pergunta sobre trabalhar em casa em sua longa Pesquisa de opinião sobre transporte . O mais recente, lançado em setembro, mostra os moradores de Sydney trabalhando em média cerca de 1,4 dia por semana em casa.

Esse número caiu de uma alta de 3,49 dias em março de 2020, mas Hensher diz que os dados preliminares da próxima pesquisa sugerem que está atingindo um “equilíbrio estável”.

“O que descobrimos em setembro do ano passado é exatamente o que estamos descobrindo agora”, diz Hensher. “Dois dias por semana [trabalhando em casa], especialmente para pessoas que trabalham em determinadas ocupações, e pode ser um pouco maior no CBD, é uma estimativa muito boa.” A taxa de trabalho em casa em Sydney também é ligeiramente superior à média nacional.

Mais pessoas trabalhando em casa ajuda a explicar a enorme redução de pessoas viajando nos horários de pico. Muito menos pessoas estão viajando para o CBD de Sydney entre 5h e 10h, de acordo com os dados da Opal, mesmo que o resto do dia seja quase exatamente (em média) como em janeiro e fevereiro de 2020.

O Guardian Australia analisou a contagem de veículos nas principais estradas ao redor da região metropolitana de Sydney e Melbourne e encontrou resultados semelhantes. O número de veículos nas estradas está muito mais próximo dos níveis pré-Covid do que o transporte público, mas houve uma redução no tráfego no horário de pico da manhã.

Hensher atribui muito disso ao aumento da flexibilidade no trabalho. “Muito do que tem acontecido é a mudança da hora do dia em que você faz as coisas, [muito disso] por causa da mudança de atitude dos empregadores em relação à flexibilidade no trabalho. As pessoas estão achando mais conveniente… começar mais cedo ou mais tarde e terminar mais cedo ou mais tarde.”

Os dados também mostram que o patrocínio do transporte público em Sydney não é uniformemente baixo. Enquanto o CBD paira em torno de 80% dos níveis de janeiro de 2020 e o norte de Sydney ainda mais baixo, o Macquarie Park está acima de 90%.

Parte dessa variação provavelmente reflete a capacidade de trabalhar em casa. Hensher e seus colegas modelaram a probabilidade de que as pessoas possam trabalhar em casa por região durante a pandemia e encontraram grandes discrepâncias. Alguns dos níveis mais altos de Sydney estão mais próximos do CBD.

O Guardian Australia encontrou anteriormente padrões semelhantes usando dados do censo.

“Há uma questão de equidade”, diz Hensher. “[É] muito injusto, você sabe, se as pessoas são forçadas a se deslocar porque têm empregos em que não podem trabalhar em casa – o que fazemos a respeito? Essa é uma pergunta complicada. E para ser honesto, não tenho uma resposta.”

Mas Hensher observa que as mudanças no local de trabalho desde a pandemia melhoraram drasticamente as condições para as pessoas que usam o transporte público.

“As pessoas não estão perdendo tempo em seus deslocamentos estressantes da mesma forma. E mesmo se você estiver usando transporte público, você tem mais chance de conseguir um assento e menos aglomeração. E todas essas coisas contribuem para um equilíbrio entre vida pessoal e profissional que é menos estressante.”

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