Conecte-se a nossa Rede

Notícias

No rastro da Covid-19: cientistas tentam detalhar evolução da doença

Avatar

Publicado

dia

Duas novas pesquisas detalham diferentes estágios de progressão da doença, desde a infecção às complicações que levam à morte de infectados. Os resultados poderão ajudar a conter o avanço da enfermidade que contabiliza mais de 110 mil casos no mundo

(foto: ANDREW CABALLERO-REYNOLDS)

Ao mesmo tempo em que fica cada vez mais “real” a possibilidade de a Covid-19 ser considerada uma pandemia, cientistas começam a compartilhar resultados de pesquisas que poderão ajudar concretamente no enfrentamento da doença. Dois estudos científicos divulgados nesta segunda-feira (9/3) trazem detalhes sobre a ação do vírus no corpo humano, considerando da incubação aos desdobramentos da infecção. Segundo os autores, são informações que, além de orientar condutas de profissionais da saúde e da população em geral, abrem caminhos para investigações mais profundas sobre essa nova ameaça mundial.
Uma das constatações é de que os 14 dias de quarentena parecem ser suficientes para conter o avanço desse coronavírus. Ao analisar 181 casos registados antes do último dia 24, cientistas da Escola de Saúde Pública Johns Hopkins Bloomberg concluíram que o tempo médio de incubação do patógeno —  contado da infecção à manifestação dos primeiros sintomas — é de 5,1 dias. A equipe também estimou que, para cada 10 mil pessoas submetidas a esse formato de vigilância, 101 poderão desenvolver sintomas após serem liberadas.
“Com base em nossa análise de dados, a recomendação atual de 14 dias para monitoramento ativo ou quarentena é razoável, embora com esse período alguns casos sejam perdidos a longo prazo”, ressalta, em comunicado, Justin Lessler, professor associado da universidade estadunidense e autor sênior do estudo, divulgado na revista Annals of Internal Medicine. A maioria dos casos analisados era de pessoas que viajavam de ou para Wuhan, cidade chinesa considerada o centro da epidemia, ou que estiveram em Hubei, a província para a qual Wuhan é a capital.

Dinâmica do surto

Segundo a equipe de pesquisadores, uma estimativa precisa do período de incubação de uma doença causada por um vírus facilita que epidemiologistas avaliem a provável dinâmica do surto e permite que as autoridades de saúde pública projetem medidas eficazes de controle de disseminação dos casos. As quarentenas geralmente diminuem e podem parar a propagação da infecção mesmo se houver alguns casos extremos, quando, por exemplo, o período de incubação excede o isolamento forçado.
A estimativa de 5,1 dias para o período médio de incubação do novo coronavírus não é muito diferente da de patógenos da mesma família. O MERS-CoV, responsável pela síndrome respiratória do Oriente Médio (Mers) em 2012, por exemplo, demora entre cinco e sete dias para se manifestar. No caso dos coronavírus que causam resfriados comuns em humanos, o tempo para o aparecimento dos primeiros sintomas cai para três dias.
Justin Lessler lembra ainda que restringir a circulação de pessoas a um ponto em que elas não possam trabalhar ou estudar implica em custos, tanto pessoais quanto sociais. Por isso, defende o cientista, a importância de essas medidas serem muito bem fundamentadas. “Isso talvez fique mais óbvio quando os profissionais de saúde e os socorristas, como bombeiros, estão em quarentena”, ilustra.  A equipe publicou uma ferramenta online que permite às autoridades de saúde pública e a outros especialistas da área estimar quantos casos seriam capturados e perdidos ao se adotar diferentes períodos de quarentena.

Derramamento viral

Também com o intuito de ter uma visão mais clara de como se dá a progressão da Covid-19, pesquisadores chineses estimaram o tempo de duração dos principais sintomas da doença e do período em que o vírus segue circulando. O fenômeno, chamado de derramamento viral, foi de 20 dias entre sobreviventes do novo coronavírus (variando de 8 a 37 dias). O patógeno se manteve detectável até a morte dos 54 não sobreviventes. Ao todo, a equipe analisou dados de 191 pessoas, hospitalizadas em dois hospitais em Wuhan. O tempo médio para alta foi de 22 dias. E o de óbito, 18,5 dias.
“O derramamento viral prolongado observado em nosso estudo tem implicações importantes para orientar as decisões sobre precauções de isolamento e tratamento antiviral em pacientes com infecção confirmada. No entanto, precisamos deixar claro que o tempo de derramamento viral não deve ser confundido com o de autoisolamento, direcionado para pessoas que podem ter sido expostas ao vírus da Covid-19, mas que não apresentam sintomas”, alerta, em comunicado, Bin Cao, professor do China-Japan Friendship Hospital and Capital Medical University e coautor principal do artigo, divulgado na revista The Lancet.
A partir dos dados, Bin Cao e colegas sugeriram alguns procedimentos médicos. “Recomendamos que testes negativos para a Covid-19 sejam necessários antes que os pacientes recebam alta do hospital. Na gripe grave, o tratamento viral atrasado prolonga o tempo que o vírus é eliminado e, juntos, esses fatores colocam os infectados em risco de morrer. Da mesma forma, o tratamento antiviral eficaz pode melhorar os resultados na Covid-19, embora não tenhamos observado encurtamento da duração do derramamento viral após o tratamento”, justifica.
O trabalho traz ainda dados inéditos sobre o desdobramento da doença.  A duração média da febre é de cerca de 12 dias em sobreviventes. A tosse, por outro lado, pode durar muito tempo: 45% dos pacientes seguiram enfrentado o problema depois que receberam alta. Nos sobreviventes, a dispneia (falta de ar) cessou após cerca de 13 dias, mas durou até a morte naqueles que não resistiram à infecção.
Os perfis mais vulneráveis ao novo patógeno também foram confirmados no novo estudo. Segundo os autores, ser mais velho, mostrar sinais de sepse e apresentar problemas de coagulação sanguínea quando se chega a um hospital são fatores-chave para o aumento do risco de morte pelo novo coronavírus. A frequência de complicações como insuficiência respiratória (98%), sepse (100%) e infecções secundárias (50 %) foi maior naqueles que morreram em decorrência da doença.

 

Clique para Comentar

Fazer um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ERROR: si-captcha.php plugin: GD image support not detected in PHP!

Contact your web host and ask them to enable GD image support for PHP.

ERROR: si-captcha.php plugin: imagepng function not detected in PHP!

Contact your web host and ask them to enable imagepng for PHP.

Notícias

The Most Effective Free Photo Editor on the Web

Avatar

Publicado

dia

Por

There a photo editingre numerous free photo editing apps on the world wide web, and there are a range of things to think about in deciding on the right one. Within this guide, I will share several suggestions on which program is most effective for you and also where to find (mais…)

Continue Lendo

Notícias

Writing Essay – Vital Hints for Writing Essay

Avatar

Publicado

dia

Por

Write essay – The pupils in your faculty are concerned to learn how to write article. The assignment is to follow some strategies for writing an article and write the article on the subject which you could readily explain in a couple of lines. Here I provide you hints for writing an article.

Start off – To compose an essay, start from (mais…)

Continue Lendo

Notícias

Intro To Online Installment Loans

Avatar

Publicado

dia

Por

Online installation loans are readily available to those who are unable to qualify for conventional loans. These loans usually do not require any credit checks, thus a person isn’t restricted. Any lender is now capable of accepting these loans online.

Many persons are reluctant to create loan payments that are on the web because (mais…)

Continue Lendo

Notícias

What To Expect From An Online Photo Editor

Avatar

Publicado

dia

Por

If you editor foto online aren’t too sure of the right photo editing software or photo editing services available, you’ll find a number of free photo editing services on the internet to aid you. These photo editing providers enable one to make your favorite photos seem new and improve in their attractiveness. (mais…)

Continue Lendo

Notícias

Types of Custom Paper

Avatar

Publicado

dia

Por

Custo essay writing servicemized paper is employed in almost every region of the planet, from interior design to schoolbooks. The grade of paper you use could make a major difference in the way the room looks and the amount of pages it may hold. There are various kinds of paper, therefore it is important (mais…)

Continue Lendo

Notícias

Cheap Essay Writing – The Lowdown on Essay Writing

Avatar

Publicado

dia

Por

Ordering cheap essay writing services has become very common these days. A cheap essay writing company is associated with a terrible quality merchandise. Apparently, college essay writing services most pupils believe this is an unreliable company. A reputable company needs to have a fantastic site (mais…)

Continue Lendo

Viu isso?