sábado, 04/05/2024
19.5 C
Brasília

HUB abre mais 11 leitos de enfermaria para pacientes com covid-19

Veja Também

- Publicidade -

O hospital oferece 23 leitos destinados a pacientes com covid-19, sendo 21 de enfermaria e 2 de UTI

O HUB também realizou a contratação emergencial de profissionais para trabalhar no hospital – (crédito: Esaki/Agência Saúde DF)

A enfermaria do Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) voltada para atendimento de pacientes com covid-19 abriu mais 11 leitos, totalizando 21. Desse total, 19 são para pacientes encaminhados pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) e dois para uso interno do HUB. Além da enfermaria, o HUB continua com dois leitos de terapia intensiva (UTI) dedicados a casos do novo coronavírus. A abertura ou desmobilização de leitos é realizada de acordo com o aumento ou a diminuição do número de casos da doença no DF. Desde de abril do ano passado, o HUB já realizou aproximadamente 800 internações nos leitos covid.

A ampliação visa apoiar a abertura de vagas de internação no DF após o avanço da pandemia registrado nas últimas semanas. O serviço é destinado a pacientes que receberam alta da UTI, mas ainda precisam de atendimento hospitalar, ou pessoas no início dos sintomas e com a doença já diagnosticada que necessitam de assistência mais complexa e especializada.

Todos os leitos têm suporte de oxigênio e equipamentos para realização de diálise. Para os casos que se agravarem, o HUB conta com sete ventiladores mecânicos e insumos para a estabilização do quadro até que seja possível a transferência para uma UTI. A equipe que cuida do setor é formada por cerca de 140 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais e nutricionistas.

Para preparar essa estrutura e garantir o atendimento, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) repassou ao HUB, em 2020, R$ 1,7 milhão para ações de custeio como compra de medicamentos e equipamentos de proteção individual (EPI), e R$ 2,7 milhões para a aquisição de equipamentos como respiradores e monitores. A empresa também realizou processos seletivos emergenciais, o que garantiu a contratação temporária de 199 profissionais de saúde somente no Hospital Universitário de Brasília.

 

- Publicidade -

- Publicidade -

Recentes