terça-feira, 07/05/2024
24.5 C
Brasília

Fragmentos do meteorito ‘bola de fogo de São Valentim’ caem no sul da Itália

Veja Também

- Publicidade -

Objeto atingiu varanda em Matera e restos em bom estado – ‘quase como se o tivéssemos coletado diretamente do espaço’, diz especialista

Matera é conhecida por seus edifícios de calcário e cavernas. Fotografia: rudi1976/Alamy

Moradores da pitoresca e antiga “cidade de pedra” do sul da Itália foram atingidos por outro fenômeno rochoso depois que um meteorito caiu na varanda de uma casa nos subúrbios de Matera.

O objeto espacial, que viajava a cerca de 320 km/h, foi avistado nos céus das regiões de Puglia e Basilicata em 14 de fevereiro, ficando conhecido como “bola de fogo dos namorados”, antes de cair na sacada da casa dos irmãos Gianfranco e Pino Losignore e seus pais.

Não que tenham percebido a princípio: os dois faziam vistorias nos painéis solares do imóvel quando, três dias depois, perceberam um painel e um azulejo danificados, além de fragmentos de cinza espalhados pela varanda.

“Eu não estava em casa quando aconteceu, mas minha mãe estava no porão na hora e ouviu um grande estrondo”, disse Gianfranco. “Ela estava preocupada, mas era um dia de muito vento e pensou que poderia ser o galho de uma árvore. Nunca esperávamos que fosse um meteorito.”

A bola de fogo do meteorito foi observada nas câmeras de vigilância do Prisma, um projeto executado pelo instituto italiano de astrofísica, permitindo que os especialistas rastreiem onde ele pode ter caído.

Até agora, mais de 70 gramas dos fragmentos foram reunidos para estudo, que serão posteriormente expostos em um museu.

Carmelo Falco, representante da Prisma que viajou imediatamente para Matera, disse que, embora muitos meteoritos tenham atingido a Terra, o que é raro no evento de Matera é que o meteorito caiu em uma superfície limpa, portanto não foi contaminado.

Fragmentos de meteorito que caíram em Matera
Fragmentos do meteorito Matera. Fotografia: Gianfranco Lossignore

Também é raro que meteoritos caiam em uma área da qual seus fragmentos possam ser facilmente recuperados.

“Temos que analisar os restos do meteorito, mas o que é único neste é a situação em que foi encontrado”, disse Falco. “O material, que é macio, muito parecido com a areia, é muito puro, pois não tocou no solo ou na água – é quase como se o tivéssemos recolhido diretamente do espaço.”

Esta é a segunda vez nos últimos anos que um meteorito cai na Itália. Em janeiro de 2020, um foi encontrado perto de Modena, na Emilia-Romagna.

Domenico Bennardi, prefeito de Matera, cidade famosa por suas sassi , cavernas esculpidas em calcário, disse que a descoberta despertou muito “entusiasmo e emoção” entre os moradores.

“Matera é uma das cidades mais antigas do mundo, onde muitas descobertas foram feitas”, disse ele. “É incrível que fragmentos de rocha do espaço tenham caído na cidade de pedra.”

O meteorito terá o nome de Gianfranco e Pino.

- Publicidade -

- Publicidade -

Recentes