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Facebook não consegue impedir desinformação antiaborto em espanhol, diz estudo

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Um grupo examinou nove perfis atingindo mais de 2,79 milhões de pessoas vendendo informações imprecisas sem consequências

Fotografia: Dado Ruvic/Reuters

Páginas antiaborto do Facebook com milhões de seguidores estão espalhando desinformação sobre aborto para falantes de espanhol com pouca ou nenhuma intervenção da plataforma de mídia social, de acordo com um novo relatório da Naral Pro-Choice America.

O grupo de direitos ao aborto examinou nove páginas do Facebook que alcançam mais de 2,79 milhões de pessoas para o relatório inédito, parte de seus esforços para mostrar como a desinformação é disseminada pelos opositores do aborto. Os pesquisadores descobriram que várias das páginas “repetidamente espalham informações medicamente imprecisas sobre o aborto sem nenhuma ação do Facebook”, destacando o que os especialistas descreveram como uma crise de desinformação em espanhol que está escapando.

O relatório vem quando os direitos reprodutivos estão em perigo nos EUA, com a expectativa da Suprema Corte de derrubar a decisão histórica Roe v Wade , que garantia o direito ao aborto nos EUA.

“Nunca foi tão importante que as pessoas tenham acesso a informações medicamente precisas sobre o aborto – não importa o idioma que falem. O que está claro aqui é que extremistas anti-escolha estão capitalizando o fracasso das empresas de mídia social em moderar a desinformação em espanhol”, disse Mini Timmaraju, presidente da Naral Pro-Choice America, em um comunicado.

A pesquisa do grupo descobriu que os artigos em espanhol se concentravam na política de aborto dos EUA que recebeu mais engajamento nas mídias sociais “anti-escolha esmagadoramente magra” e vêm de veículos com afiliações religiosas.

Muitas das páginas do Facebook em espanhol examinadas pelos pesquisadores da Naral espalham desinformação sobre a segurança do aborto, alegando que isso aumenta o risco de câncer de mama, ansiedade, infertilidade, depressão e suicídio. Algumas postagens foram visualizadas milhares de vezes sem intervenção do Facebook.

O conteúdo espalha a mesma desinformação sobre o aborto que os grupos antiaborto de língua inglesa, que também divulgam informações medicamente imprecisas sobre o aborto e demonizam os provedores de aborto, diz o relatório.

O catolicismo desempenha um papel fundamental em grande parte do conteúdo em espanhol, o que sugere que o apoio à assistência ao aborto conflita com a identidade religiosa. O movimento antiaborto de língua espanhola se baseia em estereótipos, disse Gabriela Rico, pesquisadora principal do relatório, como que as pessoas latinas se opõem amplamente ao aborto e são todas católicas.

“Esta não é apenas uma suposição falsa e racista, mas uma maneira de o movimento anti-escolha apagar a maioria das pessoas latinas que apoiam a liberdade reprodutiva – muitas vezes por causa, não apesar de sua fé”, Rico, uma pesquisa da Naral manjedoura, disse.

Uma pesquisa recente da Navigator Research descobriu que 65% dos hispano-americanos apoiam o Congresso aprovando uma lei para garantir o direito ao aborto nos EUA.

A disseminação da desinformação sobre o aborto é parte do fracasso mais amplo do Facebook em moderar o conteúdo em espanhol, dizem especialistas. Um estudo no ano passado descobriu que apenas 30% da desinformação em espanhol é sinalizada com rótulos de advertência, em comparação com 70% em inglês. Os legisladores pediram à empresa que faça mais para lidar com o que eles consideram uma “ crise de desinformação ”. Em resposta aos legisladores, o Facebook se concentrou nos recursos que a empresa colocou para limitar a desinformação, afirmando que tem “35.000 pessoas trabalhando nesses desafios”.

O Facebook não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre as descobertas de Naral.

Várias plataformas de mídia social não conseguiram impedir a desinformação sobre o aborto em espanhol e inglês, mas as decisões de moderação do Facebook foram “particularmente problemáticas”, disse o relatório.

O fracasso em remover a desinformação sobre o aborto tem “implicações diretas para 72% das pessoas latinas nos Estados Unidos que usam sua plataforma”, afirma o relatório.

“As comunidades latinas são constantemente alvo de desinformação antiescolha – vi isso não apenas no meu trabalho neste relatório, mas em minha própria família e comunidade”, disse Rico. “As pessoas que falam espanhol merecem receber informações precisas sobre liberdade reprodutiva, não ser enganadas e usadas como peões em um jogo político.”

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