sexta-feira, 26/04/2024
19.5 C
Brasília

Economia melhora expectativa para PIB de 2020 para queda de 4,5%

Veja Também

- Publicidade -

Uma das razões para a revisão positiva é o desempenho da economia no terceiro trimestre, que foi melhor do que o esperado

Mercado financeiro; economia brasileira; bandeira nacional brasileira (SEAN GLADWELL/Getty Images)

O Ministério da Economia divulgou nesta terça-feira (11) novas projeções para indicadores econômicos de 2020.

Em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) do ano, a nova previsão é de uma queda de uma queda de 4,5% ante o reuo de 4,7% projetados anteriormente.

O mundo está mais complexo, mas dá para começar com o básico. Veja como, no Manual do Investidor

O número fica um pouco abaixo do previsto pelo mercado, no Boletim Focus do Banco Central, que vê queda de 4,66% para o PIB de 2020.

Uma das razões para a melhora é o desempenho da economia no terceiro trimestre, melhor do que o esperado. Para 2021, a expectativa foi mantida em alta de 3,2%.

“A indústria e os serviços, segundo os PMIs, continuam recuperando no mês de outubro, com forte destaque para a recuperação da manufatura brasileira. Dessa forma, olhando para o indicador composto, a atividade econômica cresce e indica retomada do crescimento em ‘V’”, diz o Ministério da Economia no relatório que traz a grade de parâmetros da Secretaria de Política Econômica (SPE). Os novos números servirão de base para o próximo relatório de receitas e despesas da pasta.

Apesar da melhora, o documento ressalta que as incertezas ainda existem, principalmente com a elevação dos novos casos de covid-19 no Hemisfério Norte.

Quanto à inflação oficial, medida pelo IPCA, a secretaria passou a ver avanço de 3,23% no acumulado de 2020 ante os 2,94% previstos anteriormente.

A meta para a inflação do ano é de 4%, com tolerância de 1,5 ponto porcentual para cima ou para baixo. Para o ano que vem, o centro da meta cai para 3,5%.

- Publicidade -

- Publicidade -

Recentes