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Aumento nas interrupções do Twitter desde a aquisição de Musk sugere mais problemas sistêmicos

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A sexta falha este ano ocorre em um cenário de pressões financeiras e regulatórias sobre a empresa

A equipe de engenharia do Twitter foi substancialmente reduzida desde que Elon Musk comprou a empresa. Fotografia: Jeff Chiu/AP

Na segunda-feira, o Twitter quebrou pela sexta vez este ano. Clicar em qualquer link na rede social resultava em uma mensagem de erro, enquanto a tentativa de postar uma nova imagem resultava em nada além de uma grande caixa em branco onde deveria estar a imagem.

Ao contrário das últimas quatro interrupções – três em fevereiro e outra já em março – o site não ficou totalmente indisponível, dando aos usuários do Twitter a oportunidade de se envolver em sua atividade favorita: discutir a destruição contínua do Twitter ao vivo no site. (A sexta interrupção deste ano, em janeiro, afetou apenas os usuários do Android.) Os trending topics do site foram prontamente preenchidos com várias frases relacionadas à interrupção, enquanto os usuários especulavam que as próprias demandas de Elon Musk haviam causado a falha.

A mensagem de erro se referia à API do Twitter, serviço que permite que outros programas interajam com o site. Em janeiro, a empresa havia, sem aviso prévio, banido aplicativos de terceiros de usar a API, tornando-os inoperantes da noite para o dia. A mensagem de erro sugeria que o Twitter continuou mexendo no recurso e acidentalmente baniu seus próprios aplicativos no processo.

“Uma pequena mudança na API teve grandes ramificações”, confirmou Musk mais tarde naquele dia , chamando o código do site de “extremamente frágil sem um bom motivo”. Consertar os problemas, acrescentou, “precisaria, em última instância, de uma reescrita completa”.

Apenas um único engenheiro de confiabilidade foi alocado para um projeto para criar uma versão paga da API, de acordo com um relatório do boletim Platformer , e esse engenheiro fez uma alteração equivocada na versão ativa do site sem perceber as ramificações.

Erros acontecem, e o Twitter não é o único a ser derrubado do ar por um único engenheiro: em 2021, os serviços do Facebook ficaram fora do ar por quase seis horas depois que a empresa se excluiu acidentalmente da “lista telefônica” da internet. Mas a regularidade das interrupções no Twitter, que parece estar piorando com o tempo, deixou alguns se perguntando se os erros ocasionais estão se somando a um problema mais sistêmico.

Steven Murdoch, professor de engenharia de segurança na University College London, disse que reduções substanciais na equipe de engenharia do Twitter significam menos pessoas para monitorar sistemas e detectar pequenos problemas antes que eles se tornem maiores.

“O resultado é que, eventualmente, ocorrem problemas suficientemente sérios para serem notados por grande parte da base de usuários do Twitter”, disse ele. “Foi sugerido que reescrever o código do Twitter poderia ajudar a evitar tais problemas, mas esta é uma estratégia de alto risco. Isso resultaria na divisão da já reduzida equipe de engenharia entre manter o código antigo e fazer a nova versão.”

Pressionar por tal reescrita já foi a causa da queda de Musk uma vez antes. No início dos anos 2000, depois que sua empresa, a X.com, se fundiu com os criadores do PayPal, Musk, como executivo-chefe, liderou um projeto para fundir os back-ends das duas empresas, que haviam sido construídos em sistemas incompatíveis. A reescrita se transformou em “uma guerra santa”, de acordo com um perfil de 2007 de seu tempo no PayPal, e apenas seis meses após a fusão, Musk foi demitido do cargo de executivo-chefe durante a lua de mel.

No Twitter, uma reescrita também terá que competir com outras demandas de tempo da empresa. Na terça-feira, o Financial Times informou que a UE exigiu que Musk contratasse mais especialistas em moderação para cumprir o novo regime do bloco de regulamentação de plataformas de mídia social , enquanto a Comissão Federal de Comércio dos EUA está investigando a empresa em meio a preocupações de que a capacidade do Twitter de proteger os usuários poderia ter sido afetado por redundâncias. Desde que Musk concluiu a aquisição do Twitter por US$ 44 bilhões (£ 37 bilhões) em outubro do ano passado, a força de trabalho foi reduzida de 7.500 funcionários para cerca de 2.000.

Na terça-feira, Musk pediu desculpas a um funcionário do Twitter depois de se envolver em uma briga com ele sobre se ele ainda trabalhava na empresa ou não . A troca incluiu Musk referindo-se à deficiência de Haraldur Thorleifsson como uma “desculpa” para seu desempenho no trabalho. Musk, que mais tarde se desculpou com Thorleifsson por um “mal-entendido” que levou a seus tuítes, disse que Thorleifsson estava considerando permanecer na empresa.

Medidas de corte de custos sob as quais o Twitter parou de pagar contas de escritórios, suprimentos de zeladoria e até hospedagem na web estão começando a sofrer resistência. A empresa recuou de um confronto contundente com a Amazon Web Services enquanto tentava negociar um desconto em sua computação em nuvem, de acordo com o site de notícias The Information, enquanto um impasse semelhante com a Salesforce viu sua plataforma de comunicações Slack totalmente desativada em um fim de semana de fevereiro. , deixando os funcionários incapazes de colaborar.

Os problemas de engenharia do Twitter estão ocorrendo em um cenário de pressão financeira contra a empresa, que assumiu uma dívida de US$ 13 bilhões como parte do pacote de financiamento de Musk para a aquisição. Essa dívida exige pagamentos de juros trimestrais de cerca de US$ 300 milhões.

Musk fez o primeiro pagamento em janeiro, mas analistas alertaram que o negócio, que foi deficitário durante a maior parte de sua existência antes da aquisição, deve passar por uma reviravolta para fazer esses pagamentos de forma consistente. O chefe da Tesla disse esta semana que o Twitter tinha uma “tiro” de fluxo de caixa positivo no próximo trimestre financeiro, referindo-se a uma das métricas financeiras que podem ser usadas para indicar se uma empresa pode cumprir seus pagamentos de dívida. Mas a que custo? O Twitter tem uma “tentativa” de ser financeiramente sustentável devido a cortes que parecem estar afetando a confiabilidade do site, além de alarmar os reguladores.

De acordo com o último conjunto de resultados trimestrais do Twitter como uma empresa listada, publicado em 2022, o Twitter gerou fluxo de caixa livre negativo (gastando mais dinheiro para administrar o negócio do que recebe) de quase US$ 124 milhões.

Musk também reiterou seus planos de introduzir pagamentos no Twitter e disse que prevê que os usuários possam eventualmente enviar dinheiro uns aos outros com um clique.

“Acho que é possível se tornar a maior instituição financeira do mundo”, disse ele.

No entanto, a publicidade é a maior fonte de receita do Twitter, respondendo pela maior parte de seu faturamento de US$ 5,1 bilhões em 2021, e Musk admitiu logo após a aquisição de US$ 44 bilhões em outubro do ano passado que houve uma queda “maciça” na receita de publicidade. Em janeiro, foi relatado que a receita diária do Twitter caiu 40% em comparação com o ano anterior.

Farhad Divecha, diretor-gerente da agência de marketing digital do Reino Unido Accuracast, disse: “A confiança é um fator importante no momento, e essas interrupções não incutem muita confiança na capacidade do Twitter de atender nossos clientes no nível em que nós ou as marcas que representam se sentem à vontade para colocar dinheiro no serviço.”

As quebras de sites adicionam outra complicação ao esforço de Musk de colocar o Twitter em uma base sustentável.

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