Conecte-se a nossa Rede

Notícias

Ampliação do direito das domésticas avança no Senado

Avatar

Publicado

dia

O Senado aprovou nesta terça-feira, em primeiro turno, por unanimidade, a proposta que amplia os direitos das empregadas domésticas brasileiras. Setenta senadores votaram a favor da proposta. Não houve nenhum voto contrário ou abstenção –o que não é comum no Senado.

Para que as novas regras entrem em vigor, o texto precisa passar por nova votação no Senado, o que vai ocorrer na semana que vem. Como já passou pelo Senado, depois de aprovada no Senado a proposta de emenda à Constituição segue para a promulgação. Esse tipo de proposta não passa por sanção presidencial para entrar em vigor.

A proposta concede novos direitos aos empregados domésticos, como adicional noturno, hora extra, jornada máxima e FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Passam a ter direito aos benefícios todos que prestem serviços domésticos, como jardineiros, motoristas e babás.

13071883A PEC revoga o art 7º da Constituição Federal e deixa de segregar os direitos dos domésticos em relação a outros trabalhadores. Eles passam a ter jornada de trabalho de 8 horas diárias e 44 horas semanais, indenização de 40% do saldo do FGTS em caso de despedida sem justa causa e seguro-desemprego nos casos de demissão sem justa causa.

A proposta também prevê auxílio creche e pré-escolar para filhos e dependentes até 5 anos de idade, assim como seguro contra acidentes de trabalho, entre outros.

A estimativa de advogados, como Alexandre de Almeida Gonçalves, é que a aprovação da PEC represente um custo extra para o patrão de R$ 1.271,40 por ano, no caso de um salário de R$ 1.000.

O “custo doméstica” vai aumentar, segundo o advogado, porque será obrigatório o recolhimento do FGTS, bem como o pagamento da multa de 40% sobre o saldo do fundo na demissão sem justa causa.

ALTERAÇÃO

Para agilizar a aprovação da PEC, os senadores fizeram uma mudança de redação no texto para assegurar a licença maternidade de quatro meses às empregadas domésticas, prevista pela Constituição Federal. O texto aprovado pela Câmara não deixava claro o direito à licença.

Como o regimento do Congresso determina que a proposta retorne à Câmara se o Senado fizer mudanças no mérito do texto, a saída encontrada pelos senadores foi fazer uma emenda de redação na proposta –o que permite que ela não tenha que voltar para nova análise dos deputados.

REGULAMENTAÇÃO

Embora a PEC não precise de sanção presidencial, há ainda algumas dúvidas sobre a quando a lei será de fato aplicada –como no caso do pagamento de horas extras, em que não está prevista a necessidade de regulamentação.

Para o mestre em Direito do Trabalho e professor da pós-graduação da PUC-SP, Ricardo Guimarães, a lei pode causar uma “grande confusão na jurisprudência [entendimento consolidado entre os juízes]”.

“Como controlar a jornada? No caso de um processo, por trabalhar dentro de casa, a doméstica não teria testemunha que comprove as horas excedidas”.

O presidente da ONG Doméstica Legal, Mario Avelino, também ressalta a especificidade do trabalho doméstico, questionando como seria cobrada hora extra de um caseiro.

Segundo Avelino, o ministério do Trabalho está fazendo um estudo sobre a fiscalização a regulação da jornada do trabalhador doméstico. A pasta afirmou que só vai se pronunciar sobre o tema depois de sua aprovação definitiva no Senado.

Relatora da PEC no Senado, a senadora Lídice da Mata, (PSB-BA) avalia que itens como hora-extra e a redução dos riscos no trabalho não precisariam de regulamentação.

Para a senadora, somente direitos como a obrigatoriedade do recolhimento do FGTS, o seguro-desemprego, salário-família e remuneração do trabalho noturno superior ao diurno podem sofrer regulamentação posterior.

Isso acontece porque esses são direitos que devem atender às condições estabelecidas em lei, de acordo com a redação da PEC. Para a senadora, se já existem leis para outros trabalhadores que regulamentam esses direitos, as domésticas podem apenas se incorporar a essas regras já definidas.

O autor da proposta, deputado Carlos Bezerra (PMDB- MT), considera que praticamente todos os direitos entram em vigor a partir da aprovação da PEC. “A proposta dará às domésticas os mesmo direitos de todos os trabalhadores”, resumiu.

A opinião, no entanto não é consensual. De acordo com o professor Ricardo Guimarães, como os direitos estão inseridos em um artigo da constituição, existe uma teoria de que essas regras seriam auto aplicáveis, mas há também uma vertente que defende a necessidade da regulamentação.

13001253

 

Clique para Comentar

Fazer um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ERROR: si-captcha.php plugin: GD image support not detected in PHP!

Contact your web host and ask them to enable GD image support for PHP.

ERROR: si-captcha.php plugin: imagepng function not detected in PHP!

Contact your web host and ask them to enable imagepng for PHP.

Notícias

Writing Essay – Vital Hints for Writing Essay

Avatar

Publicado

dia

Por

Write essay – The pupils in your faculty are concerned to learn how to write article. The assignment is to follow some strategies for writing an article and write the article on the subject which you could readily explain in a couple of lines. Here I provide you hints for writing an article.

Start off – To compose an essay, start from (mais…)

Continue Lendo

Notícias

Intro To Online Installment Loans

Avatar

Publicado

dia

Por

Online installation loans are readily available to those who are unable to qualify for conventional loans. These loans usually do not require any credit checks, thus a person isn’t restricted. Any lender is now capable of accepting these loans online.

Many persons are reluctant to create loan payments that are on the web because (mais…)

Continue Lendo

Notícias

What To Expect From An Online Photo Editor

Avatar

Publicado

dia

Por

If you editor foto online aren’t too sure of the right photo editing software or photo editing services available, you’ll find a number of free photo editing services on the internet to aid you. These photo editing providers enable one to make your favorite photos seem new and improve in their attractiveness. (mais…)

Continue Lendo

Notícias

Types of Custom Paper

Avatar

Publicado

dia

Por

Custo essay writing servicemized paper is employed in almost every region of the planet, from interior design to schoolbooks. The grade of paper you use could make a major difference in the way the room looks and the amount of pages it may hold. There are various kinds of paper, therefore it is important (mais…)

Continue Lendo

Notícias

Cheap Essay Writing – The Lowdown on Essay Writing

Avatar

Publicado

dia

Por

Ordering cheap essay writing services has become very common these days. A cheap essay writing company is associated with a terrible quality merchandise. Apparently, college essay writing services most pupils believe this is an unreliable company. A reputable company needs to have a fantastic site (mais…)

Continue Lendo

Notícias

Photoediting Software

Avatar

Publicado

dia

Por

The subject of photo editing is also quite vast plus it has such things like editing bad graphics, adding text, and additionally removing undesirable background information out of a photo. This article explains the way photo editing works, in order that will assist you to understand the process.

Photo-editing encompasses all the (mais…)

Continue Lendo

Viu isso?