Home » Saúde » Dieta e Nutrição » Cinco dicas para desintoxicar dos excessos das ceias na primeira semana do ano

Cinco dicas para desintoxicar dos excessos das ceias na primeira semana do ano

Se você for do time que quer curtir as festas de fim ano comendo e bebendo sem se preocupar com nada, mas já sabe que vai ter que correr atrás do prejuízo depois, nada melhor que uma boa e rápida mudança de hábitos para voltar à rotina de forma saudável. Para te ajudar nessa missão, seguem algumas dicas práticas e que funcionam!

Água, muita água!

O primeiro passo é voltar a ingerir água durante todo o dia. “Observe a coloração da sua urina: se estiver bem clara, é sinal de que você está bem hidratada. Comer muitos alimentos salgados (como embutidos, industrializados, refrigerantes) nessa época do ano faz com que aconteça uma grande retenção de líquidos no nosso corpo, e esse é apenas o início, por isso não adianta beber muita água em apenas um dia, é um processo lento que deve ser feito diariamente“, diz a nutricionista Liliam Teixeira Francisco.

Sucos detox

Segundo Liliam, você também pode tomar alguma receita caseira de suco uma vez ao dia, e de preferência com alimentos orgânicos. Anote algumas sugestões dela:

Opção 1: 2 folhas de alface + 2 folhas de couve + 2 folhas de rúcula + ½ limão.

Opção 2: 1 maçã + 2 ameixas pretas sem caroço + 2 folhas de couve + 2 cubos de gelo.

Opção 3: 2 maçãs + 1 pires de agrião + 1 colher (sopa) de suco limão + gengibre + 2 cubos de gelo.

Opção 4: ½ pepino e 1 cenoura com casca + 1 maçã + gengibre + 2 folhas de couve + 1 talo de salsão + salsinha + hortelã.

Opção 5: 2 buquês de brócolis + 1 maçã com casca + 1 xícara de espinafre + 1 fatia grossa de abacaxi + gelo.

Opção 6: água de coco + couve + cenoura + laranja lima + gengibre.

Retire tudo que for embutido e industrializado

Você já sabe que esse tipo de alimento causa aquele inchaço que ninguém merece, então risque do cardápio tudo o que tem excesso de sódio e de químicas, “pois eles também são calóricos em excesso. Se sobrou presuntos, salaminhos etc. na sua geladeira após as festas, passe adiante, senão vai acabar sentindo vontade de comer”, ressalta a especialista.

Volte a fazer seus exercícios

“Eu sei que vai dar preguiça, principalmente para aqueles que não estavam fazendo nada e também para aqueles que ‘deram férias’ para a atividade física no fim do ano. Faça o exercício que for apropriado para o seu caso, de repente apostando em um treino mais leve, mas o importante mesmo é usar esse recurso para começar a queimar as calorias extras que foram ingeridas”, alerta a nutricionista.

Dê um tempo nas bebidas alcoólicas

Passe um período sem ingerir bebidas alcoólicas após as festas de fim de ano. “O motivo? Nessa fase é comum acontecer um aumento desse tipo de bebida e o álcool causa grande retenção de líquido, além de ter grande quantidade de calorias”, esclarece Liliam.

Publicação: Redação Brasil (m)
Tags

Login

Perdeu sua senha?