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Apenas 2,1% dos alunos pobres do paAi??s tA?m bom desempenho escolar

O Brasil Ai?? um dos paAi??ses em que hA? menos estudantes resilientes, aqueles que apesar da condiAi??A?o de pobreza conseguem ter bom desempenho escolar. Um estudo da OrganizaAi??A?o para CooperaAi??A?o e Desenvolvimento EconA?mico (OCDE) mostra sA? 2,1% dos alunos brasileiros com esse perfil. A pesquisa analisou resultados da A?ltima ediAi??A?o do Pisa, maior avaliaAi??A?o internacional de educaAi??A?o, feita por jovens de 15 anos. A mAi??dia de resiliA?ncia entre paAi??ses membros da OCDE Ai?? de 25,2%.

No ranking de 71 paAi??ses participantes, o Brasil ficou em 62A?, abaixo de outros latinos como Chile, Uruguai e Argentina. Uma das razAi??es Ai?? o fato de alunos de baixa renda, em geral, frequentarem as piores escolas. ai???O Brasil ainda tem um longo caminho para garantir que estudantes tenham acesso igualitA?rio Ai??s oportunidades educacionais, independentemente da origem dos seus pais ou do lugar em que vivemai???, disse ao jornalAi??O Estado de S. PauloAi??um dos autores do estudo na OCDE Francesco Avvisati.

SA?o resilientes os alunos que estA?o entre 25% mais pobres do paAi??s e atingiram pelo menos o nAi??vel 3 de desempenho do Pisa, nas trA?s A?reas avaliadas ai??i?? MatemA?tica, CiA?ncias e Leitura. Para a OCDE, o nAi??vel 3 Ai?? o mAi??nimo necessA?rio para que o jovem possa ter ai???uma vida com oportunidades de aprendizagemai???.

Apesar da resiliA?ncia tambAi??m ser uma caracterAi??stica pessoal, polAi??ticas e prA?ticas educacionais podem reduzir a vulnerabilidade dos estudantes, afirma o relatA?rio. Foram tabulados os fatores que mais influenciam nesse resultado positivo.

Um dos mais importantes Ai?? um bom ambiente escolar, sem graves problemas de disciplina. Escolas com pouca rotatividade de professores e atividades extraclasse tA?m mais resilientes. Segundo o estudo, alunos pobres que estudam com colegas de classes sociais mais altas tA?m mais chance de sucesso. JA? a menor quantidade de alunos faltosos ajuda, mas Ai?? menos significante. ai???Um clima em que os estudantes se sentem seguros e apoiados por professores e colegas Ai?? crucial para o sucesso dos que estA?o em desvantagem socioeconA?micaai???, diz Avvisati.

NA?o foi encontrada qualquer relaAi??A?o entre o nA?mero de computadores por aluno e outros recursos nA?o humanos com a maior resiliA?ncia. Classes menores tambAi??m nA?o tA?m influA?ncia. E meninas de perfil socioeconA?mico baixo tem 9% menos chances de serem resilientes do que meninos da mesma escola.

Como o Brasil tem Ai??ndice baixo, nA?o foi possAi??vel tabular quais fatores mais influenciam a resiliA?ncia no PaAi??s. Mas, nos questionA?rios do Pisa sobre o clima na escola, 40,3% dos brasileiros disseram que ai???os alunos nA?o comeAi??am a estudar logo que comeAi??a a aulaai??? e 38% que ai???nA?o ouvem o que o professor falaai???. Nas redes estaduais e municipais os Ai??ndices sA?o mais altos que na particular.

EmoAi??A?o

ai???Ai?? bagunAi??a o tempo todo, professores ruins, tudo desestimulaai???, diz Victor Gonzaga, de 19 anos, um exemplo de resiliA?ncia. Ele mora em Guarulhos e os pais nA?o tA?m ensino superior. Ao terminar o ensino mAi??dio na rede pA?blica, fez dois anos de cursinho, com bolsa. MA?s passado, surpreendeu a famAi??lia toda ao ser aprovado em Medicina na Universidade de SA?o Paulo (USP), na Federal de SA?o Paulo (Unifesp) e na Estadual de Campinas (Unicamp). ai???Minha mA?e sempre me incentivou e deixou que eu nA?o trabalhasse nesses anos, mas a maioria dos meus amigos nA?o teve essa sorte.ai???

Gabriel Zanata, de 17 anos, tambAi??m da rede pA?blica, acha o sistema injusto. ai???Quem Ai?? mais rico vai para a escola particular. Parece que a regra Ai??: quem estA? embaixo tem de continuar embaixo, quem estA? em cima continua em cima.ai??? Ele passou o A?ltimo ano saindo de casa Ai??s 6 horas e voltando sA? Ai?? meia-noite ai??i?? fez escola e cursinho juntos. ai???Foi muita emoAi??A?o ver meu nome na lista (de aprovados no vestibular). Vou ter uma oportunidade que meus pais nA?o tiveram.ai??? Gabriel vai cursar Engenharia na USP O pai Ai?? eletricista e a mA?e, desempregada.

Equidade

Hong Kong tem a maior taxa no ranking, 53,1%. Ai?? clara a relaAi??A?o entre resiliA?ncia, qualidade e equidade. Em paAi??ses com melhor resultado educacional e menos desigualdade social, como FinlA?ndia e CanadA?, o valor Ai?? maior do que 30%. Os que estA?o no fim da lista se saem pior em avaliaAi??Ai??es como o Pisa e sA?o menos igualitA?rios, como ArgAi??lia, Peru e LAi??bano.

ai???Fico preocupada em acharmos que a escola sozinha resolve toda essa questA?oai???, diz a ex-secretA?ria de EducaAi??A?o BA?sica do MinistAi??rio da EducaAi??A?o e diretora da FundaAi??A?o SM, Pilar Lacerda. Para ela, a mA? distribuiAi??A?o de renda e a pobreza influenciam muito na falta de perspectiva para que o aluno consiga se enxergar em um lugar melhor. ai???O esforAi??o que temos de fazer Ai?? cinco vezes mais do que em paAi??ses onde as necessidades bA?sicas jA? sA?o atendidas.ai???

O Brasil Ai?? o 10.A? paAi??s mais desigual do mundo, segundo as NaAi??Ai??es Unidas. ai???SA?o os menos favorecidos que estudam nas escolas que nA?o tA?m aula, que falta professorai???, completa Mozart Neves Ramos, do Instituto Ayrton Senna. A disparidade tambAi??m Ai?? vista no Exame Nacional do Ensino MAi??dio (Enem). Segundo dados tabulados peloAi??Estado, sA? 8% dos alunos com as mil melhores notas em 2016 eram da rede pA?blica. E 2,6% vA?m de famAi??lias com renda menor do que 1,5 salA?rio mAi??nimo.

Para Ramos, o caminho para reduzir a desigualdade passa pela inclusA?o no currAi??culo das habilidades socioemocionais, entre elas, saber trabalhar em grupo, resoluAi??A?o de problemas e resiliA?ncia. ai???VocA? trabalha situaAi??Ai??es que promovem mudanAi??a de atitude, auto estima. Primeiro vocA? faz isso para depois corrigir fluxo e alfabetizaAi??A?o.ai???

TambAi??m foi tabulado o avanAi??o ao longo do tempo. Entre 2006 e 2015 (o Pisa Ai?? de trA?s em trA?s anos), o Brasil passou de 0,6% de resilientes para 2,1%, alta considerada significativa. Alguns dos maiores saltos foram de Portugal (16,3% para 25,8%) e RA?ssia (12,7% para 24,5%).

Metodologia

O Pisa tem nAi??veis de desempenho de 1 a 6. Os conhecimentos do 3 sA?o tidos como mAi??nimos para alunos de 15 anos. E, por isso, sA?o o limite para jovens pobres serem considerados resilientes. Isso significa que sabem lidar com fraAi??Ai??es, porcentagens e decimais. Na prova de Leitura, identificam e categorizam vA?rias partes de um texto. Em CiA?ncias, sA?o capazes de explicar fenA?menos naturais mais conhecidos.

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Publicação: Redação Brasil (m)

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