sábado, 18/10/2025
28.5 C
Brasília

Zelensky sugere trocar drones por mísseis com Trump

Veja Também

- Publicidade -

Drones produzidos pela Ucrânia podem servir como uma forma de negociação com os Estados Unidos, país que fabrica os desejados mísseis Tomahawk. A proposta foi apresentada pelo presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, durante uma reunião com Donald Trump na Casa Branca na sexta-feira (17/10).

“São necessários milhares de drones para alcançar um objetivo militar,” afirmou Zelensky durante o encontro aberto à imprensa. “A Ucrânia fabrica milhares desses drones, mas não possui os Tomahawks, que são produzidos em grande escala pelos Estados Unidos,” acrescentou.

Desde a invasão da Rússia em 2022, a Ucrânia se destacou como um dos maiores produtores de drones no mundo, formando inclusive um “exército” de veículos aéreos não tripulados, o que alterou significativamente a dinâmica do conflito no Leste Europeu.

O chefe de Estado ucraniano está nos EUA para discutir os rumos da guerra e buscar um aumento no apoio militar americano, incluindo o fornecimento de mísseis balísticos de longo alcance que possam atingir o território russo.

A sugestão de Zelensky veio após Trump indicar que os Estados Unidos não podem esgotar seus estoques de mísseis Tomahawk para enviar à Ucrânia, o que representou uma mudança em relação ao que havia sido esperado, uma possível confirmação da entrega desses mísseis durante a reunião.

- Publicidade -

- Publicidade -

Recentes