O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reconheceu nesta sexta-feira (17/10) que o líder russo, Vladimir Putin, pode estar enganando ele ao aparentar interesse em negociar um acordo de paz para o conflito na Ucrânia.
As declarações ocorreram durante uma coletiva na Casa Branca com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, um dia após a ligação telefônica entre Trump e Putin. Esse encontro é considerado decisivo para o futuro do apoio dos EUA a Kiev e para a postura de Washington em relação à crise no Leste Europeu.
Quando questionado sobre a preocupação de que Putin esteja apenas ganhando tempo para avançar seus objetivos militares, Trump afirmou: “Estou preocupado”.
No entanto, o republicano minimizou as consequências dessa situação. “Sabe, fui enganado por grandes pessoas ao longo da vida e tive sucesso”, disse ele. “Acho que Putin quer realmente fazer um acordo”.
Tom cauteloso após conversa com Putin
Perto da reunião fechada com Zelensky, Trump disse acreditar que a Rússia está preparada para resolver o conflito, embora tenha admitido que a guerra é complexa. O presidente americano tem evitado comprometer-se com o envio de mísseis de cruzeiro Tomahawk para a Ucrânia, tema delicado que divide governantes de alto escalão.
Após a ligação com Putin, Trump defendeu que os EUA também precisam manter seus estoques de Tomahawks.
Posição de Zelensky
Durante o encontro, Zelensky agradeceu pelo esforço dos EUA na mediação, mas mostrou-se cauteloso sobre as intenções do Kremlin. “Sabemos que Putin talvez não esteja pronto, mas tenho confiança de que, com a ajuda de vocês, podemos acabar com esta guerra”, disse.
Em tom mais conciliador, Zelensky destacou a mudança na relação com Trump. “É uma questão de atitude. Trump é único por sua forma de agir. Acho que estamos começando a nos entender”, afirmou.