Home » Ciência » Espaço e Cosmos » Pesquisadores encontram água em planeta potencialmente habitável

Pesquisadores encontram água em planeta potencialmente habitável

Pela primeira vez, cientistas constataram a presença de água em forma de vapor na atmosfera de um planeta localizado fora do Sistema Solar. Ele se encontra na região conhecida como “zona habitável”, que possui algumas características que possibilitam condições mínimas para um possível desenvolvimento de formas de vida.

A descoberta foi publicada nesta quarta-feira (12) na revista científica Nature Astronomy e é considerada um marco na história da Ciência.

De acordo com o estudo, o planeta K2-18B tem oito vezes a massa da terra e está localizado a uma distância de 110 anos-luz do nosso planeta.

A partir de uma observação feita do telescópio Hubble, os pesquisadores afirmaram que o planeta possui uma atmosfera diferente da terrestre e apresenta maiores níveis de radiação, o que a torna mais hostil ao desenvolvimento de vida.

O planeta foi descoberto em 2015 é conhecido como uma das “Super Terras”, que apresentam massas superiores à da Terra mas inferiores às dimensões colossais de Júpiter e Saturno, por exemplo.

De acordo com o estudo, também foram encontrados os elementos hidrogênio e hélio na atmosfera do planeta.

 

Redação Brasil (m)

Login

Perdeu sua senha?