quarta-feira, 24/04/2024
28.5 C
Brasília

Greve paralisa três linhas de trem e lota pontos de ônibus em São Paulo

Veja Também

- Publicidade -

Linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) estão paralisadas na manhã desta quinta-feira (13) por causa da greve dos ferroviários, decretada na noite desta quarta-feira (12). De acordo com a assessoria da CPTM, a Linha 9-Esmeralda tinha todas as estações fechadas. Trechos das linhas 11-Coral (entre Guaianazes e Estudantes) e 12-Safira (entre Engenheiro Manoel Feio e Calmon Viana) também não funcionavam.

Nestes trechos, foi acionado o Plano de Apoio entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência (Paese), às 2h30, com ônibus operando entre as estações Pinheiros e Grajaú (Linha 9) e Guaianazes e Estudantes (Linha 11). Na linha 12, a operação foi acionada entre as estações Itaquaquecetuba e Poá (Expresso Leste da Linha 11) e Itaquaquecetuba e Itaim Paulista (Linha 12). Apesar da promessa de paralisação na Linha 8-Diamante, os trens circulavam normalmente entre as estações Júlio Prestes e Itapevi.

Apenas na Linha 9, a mais afetada, 495 mil passageiros usam o serviço diariamente.

Em Osasco, na Grande São Paulo, passam duas linhas da CPTM, a 9-Esmeralda e a 8-Diamante. Por volta das 6h20 desta quinta, os passageiros que chegavam à estação eram informados sobre a paralisação total da Linha 9, mas tinham como alternativa a outra linha.

Como é feriado no município, os passageiros que desejam sair da cidade enfrentam ainda mais dificuldade, já que há menos ônibus em circulação. Segundo funcionários de um terminal de ônibus, as linhas municipais funcionam com 50% da frota e as intermunicipais, com 80%. A Prefeitura diz que cada empresa pode determinar quantos ônibus irão circular nos dias de feriado.

Muitos passageiros que chegavam no início da manhã à estação Grajaú, da Linha 9-Esmeralda, eram surpreendidos com a paralisação e se depararam com um cartaz informando sobre a greve dos ferroviários. Os ônibus da operação Paese não dão conta do número de pessoas que tentam embarcar até a estação Pinheiros, trecho até onde os ônibus foram disponibilizados.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informou na noite desta quarta-feira que, apesar da greve na CPTM, o rodízio municipal de placas funciona normalmente na cidade.

- Publicidade -

- Publicidade -

Recentes