Home » Mundo » Estados Unidos » EUA faz primeira audiência pública do impeachment de Trump nesta quarta

EUA faz primeira audiência pública do impeachment de Trump nesta quarta

Nos Estados Unidos, o inquérito de impeachment contra o presidente Donald Trump entra em uma nova fase. Nesta etapa, os congressistas farão uma série de audiências públicas com testemunhas do caso.

As sessões começam na quarta-feira (13), com os depoimentos do diplomata William Taylor, e do subsecretário adjunto de Estado, George Kent. Na sexta-feira (15), a Câmara ouve o depoimento da ex-embaixadora dos Estados Unidos na Ucrânia, Marie Yovanovitch. Estes três oficiais já prestaram depoimento no inquérito, mas em audiências fechadas.

Na sexta-feira (8), os membros do partido democrata, que comandam o processo de impeachment, liberaram a transcrição do depoimento do tenente-coronel e diretor do Conselho Nacional de Segurança Alexander Vindman. De acordo com o registro, ele disse que ouviu o embaixador dos Estados Unidos na União Europeia, Gordon Sondland, pressionar o presidente ucraniano pelas investigações sobre o democrata Joe Biden.

Sondland teria deixado claro que uma reunião entre o presidente da Ucrânia e Trump na Casa Branca só aconteceria se os ucranianos começassem a investigação sobre Biden.

Também na sexta-feira, um advogado do ex-conselheiro nacional de segurança John Bolton, que foi demitido por Trump neste ano, foi à Casa Branca e sugeriu que Bolton tem informações relevantes sobre a situação com a Ucrânia.

Os membros do partido republicano e o próprio Trump acusavam os democratas de fazerem um vazamento seletivo de informações das audiências fechadas, liberando apenas os trechos que comprometiam Trump para a imprensa.

Agora, com as audiências públicas, existe a expectativa da liberação de novas informações sobre os depoimentos das testemunhas. Esta é só mais uma etapa do longo processo de impeachment dos Estados Unidos. Se a Câmara recomendar artigos de impeachment ao Senado, pelo menos dois terços dos senadores precisam votar a favor do impeachment para que Trump seja deposto.

 

Redação Brasil (m)

Login

Perdeu sua senha?