sábado, 18/10/2025
23.5 C
Brasília

Encontro entre EUA e Rússia será apenas entre os dois países, diz Trump

Veja Também

- Publicidade -

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta sexta-feira (17/10) que a reunião entre Rússia e EUA na Hungria, destinada a tratar da guerra na Ucrânia, ocorrerá apenas entre os dois países. Contudo, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, manterá contato durante as negociações.

A declaração de Trump aconteceu durante uma entrevista coletiva na Casa Branca, nos Estados Unidos. A fala precedeu um encontro com o presidente ucraniano, que está na mesma localidade. A cúpula mencionada por Trump está prevista para acontecer em Budapeste, capital da Hungria, dentro de duas semanas.

O encontro entre Trump e Zelensky nesta sexta-feira gera esperança de que o diálogo entre Rússia e Ucrânia, mediado pelos EUA, leve a um cessar-fogo na região ucraniana.

Na quinta-feira (17/10), Trump conversou por telefone com o presidente russo, Vladimir Putin. Esta não é a primeira iniciativa de Trump para encerrar o conflito. Em agosto deste ano, os dois líderes se encontraram no Alasca, mas não houve sinal claro por parte de Putin demonstrando interesse em um cessar-fogo.

Um dos principais temas tratados na conversa entre Trump e Zelensky nesta sexta-feira foi o envio de mísseis Tomahawk para a Ucrânia. Esta decisão sinaliza uma tensão na relação entre Trump e Putin. O presidente russo alertou que a medida ‘não alterará a situação no campo de batalha, mas prejudicará significativamente as relações entre nossos países’.

- Publicidade -

- Publicidade -

Recentes