Home » Ciência » Espaço e Cosmos » Após 50 anos da ida do homem à Lua, traje de Neil Armstrong é exposto nos EUA

Após 50 anos da ida do homem à Lua, traje de Neil Armstrong é exposto nos EUA

Há cinquenta anos o mundo assistia ao pouso da Apollo 11 em solo lunar e acompanhava os primeiros passos de um homem na lua. O astronauta Neil Armstrong foi o primeiro a sair da nave, seguido por Buzz Aldrin.

Agora, o uniforme que Armstrong usou na missão histórica pode ser visto em Washington D.C., a capital dos Estados Unidos, no Museu Nacional do Ar e Espaço.

O traje já ficava no Museu, mas foi retirado em 2006 porque a exposição estava danificando o material. Nos últimos 13 anos, profissionais trabalharam para conservar o uniforme e fizeram pesquisas sobre os materiais usados.

A conservadora de objetos do Museu Nacional do Ar e Espaço, Lisa Young, explica que um dos grandes desafios do restauro foi manter as marcas da missão no traje, como pequenas sujeiras do espaço e até mesmo alguns rasgos. Afinal, tudo isso faz parte da história da Apollo 11.

Missão Artemis

O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, também participou do evento de revelação do traje no Museu e afirmou que astronautas norte-americanos devem retornar à lua dentro dos próximos cinco anos.

Desta vez, a ideia é que uma mulher astronauta pise na lua, já que todos os tripulantes da missão Apollo eram homens. A próxima missão da Nasa à lua foi batizada de Artemis, em homenagem à irmã gêmea do deus Apollo, segundo a mitologia grega.

Eclipse

No dia em que a missão completou 50 anos, nesta terça-feira (16), aconteceu um eclipse lunar parcial. Isso acontece quando sol, terra e lua se alinham e o planeta lança uma espécie de sombra sobre a luz da lua. O fenômeno pôde ser visto em diversas partes do planeta, incluindo no Brasil.

Redação Brasil (m)

Login

Perdeu sua senha?