sexta-feira, 07/11/2025
27.5 C
Brasília

Alerta de Carlos Nobre sobre a Importância da COP30

Veja Também

- Publicidade -

Assisti a uma entrevista inspiradora do cientista Carlos Nobre, uma referência mundial, durante um voo para Londres onde participaria da conferência da Climate Bonds Initiative. Em breve, nos encontraremos em Belém do Pará para a esperada COP30.

Esta foi a quarta participação de Nobre no programa Roda Viva, da TV Cultura, onde ele falou por mais de uma hora sobre a gravidade da crise climática, os desafios da Amazônia, a influência da China, a pecuária e as ações ainda possíveis para evitar consequências catastróficas.

Há anos, o cientista Carlos Nobre alerta sobre os perigos das mudanças climáticas. Próximo da COP30, ele destacou logo no início da entrevista que esta edição deve ser a mais eficiente e decisiva de todas, marcando um ponto de virada crucial.

De acordo com Nobre, o planeta enfrenta um risco sem precedentes de ultrapassar pontos críticos que podem tornar a Terra inabitável até o final deste século caso não reduzamos rapidamente as emissões de gases de efeito estufa. A ciência tem essa constatação há décadas e não há mais tempo para procrastinar.

Nobre foi pioneiro em alertar sobre a “savanização” da Amazônia, um processo preocupante que agora parece cada vez mais iminente.

Os riscos são inúmeros, incluindo ameaças diretas à saúde das pessoas. Ele afirmou: “A destruição das florestas tropicais ao redor do mundo é a maior fonte de risco para novas pandemias”.

Por isso, a COP30 é fundamental para assegurar que os países firmem compromissos imediatos e efetivos para a redução das emissões, evitando que a ciência volte a prever catástrofes tarde demais.

- Publicidade -

- Publicidade -

Recentes