O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) reagiu à declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em que afirmou que “traficantes são vítimas dos usuários também”. O pronunciamento do presidente ocorreu durante uma visita oficial à Indonésia, na sexta-feira (24/10).
Nikolas Ferreira ironizou a fala do presidente em sua conta na rede social X, dizendo: “Lula acaba de anunciar que traficantes são vítimas dos usuários. No ritmo que vai, daqui a pouco o PCC vira ONG.”
A controvérsia surge principalmente entre políticos de direita, que criticam duramente as palavras de Lula. O presidente declarou: “Toda vez que a gente fala de combater as drogas, possivelmente fosse mais fácil a gente combater os nossos viciados internamente, os usuários. Os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também.”
Além de Nikolas, outros nomes do espectro conservador manifestaram oposição à declaração, associando a imagem do presidente ao crime organizado. Recentemente, o deputado Nikolas Ferreira teve seu nome relacionado à facção Primeiro Comando da Capital (PCC) devido a um vídeo sobre Pix. O secretário especial da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, destacou que a circulação de notícias falsas impossibilitou que o governo ampliasse a fiscalização das fintechs no início deste ano, citando o vídeo envolvendo o deputado.

