Home » Brasil » Governo » 3,709 milhões de candidatos participaram do segundo dia de provas do Enem

3,709 milhões de candidatos participaram do segundo dia de provas do Enem

Estudantes de todo o país realizaram, neste domingo (10), o segundo dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2019. Os candidatos responderam a 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza.

A prova foi aplicada em 10.133 localidades, em 1.727 cidades. De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), pelo menos 371 pessoas foram eliminadas.

Pela tarde, circularam no Whatsapp fotografias dos cadernos de prova. Ainda assim, de acordo com o ministro da Educação, Abraham Weintraub, a divulgação das imagens não comprometeu o andamento do exame. “Indivíduos desses 5 milhões de pessoas que fazem o Enem, pontualmente, estatisticamente irrelevantes, ao final da prova, antes do período autorizado, se comportaram de forma inadequada”, disse.

“Então chamar de vazamento… A gente tem que ter a responsabilidade, a mídia, de quantificar. Será que é um vazamento? Não sei, foi divulgada antes do prazo mas também não comprometeu em nada a execução do Enem. Zero”, garantiu.

O Enem contou com temas inspirados em assuntos contemporâneos como o uso do aplicativo Tinder, receitas e até o uso de doping.

De acordo o professor do Cursinho da Poli, Francisco Flávio, a prova de física contou com mudanças. “A primeira percepção que nós tivemos sobre a prova foi a mudança na divisão dos tópicos em relação aos anos anteriores. Nós tivemos uma prova um pouco mais centrada nas questões específicas, nos conteúdos específicos, e uma mudança na divisão básica entre os tópicos da física.

Ainda assim, para o diretor do Cursinho da Poli, Gilberto Alvarez, a prova respeitou o padrão dos anos anteriores. “O Enem manteve sua excelência não só no que se refere à produção dos itens, que fazem parte do banco nacional de itens, mas em relação, também, a essa prova de habilidades”, explixou.

Ao todo, 3,709 milhões de inscritos realizaram o exame neste domingo. A prova teve abstenção de apenas 27,19%, uma das mais baixas para o segundo dia da prova. Os gabaritos oficiais serão divulgados no dia 13 de novembro.

Redação Brasil (m)

Login

Perdeu sua senha?