sexta-feira, 29/03/2024
19.5 C
Brasília

Turquia confirma que derrubou avião russo

Veja Também

- Publicidade -

País afirma que caça da Rússia invadiu espaço aéreo turco e não respondeu às advertências

O governo turco confirmou nesta terça-feira que derrubou um avião russo na Síria, próximo à fronteira com a Turquia. Segundo as autoridades do país, o caça Su-24, da Força Aérea da Rússia, foi abatido por outro jato porque violou o espaço aéreo turco de Ancara e não respondeu às advertências dos militares.

O Ministério da Defesa da Rússia, porém, negou que a aeronave tivesse invadido o espaço turco. “Durante o voo, o avião permaneceu todo o tempo sobre o território da Síria, como ficou registrado nos radares”, informou o órgão. Já o Exército da Turquia afirma que advertiu o caça russo dez vezes em um espaço de cinco minutos antes de o jato F-16 derrubá-lo.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos afirma que o avião russo caiu nas montanhas da região Norte da Síria, na província de Latakia. A Rússia já havia realizado bombardeios nessa região anteriormente. Imagens da rede de televisão Habertuk mostram o momento em que o caça cai em chamas:

Segundo o jornal britânico The Guardian, imagens da agência de notícias turca Anadolu mostram dois pilotos saltando de paraquedas antes de o avião cair. A imprensa turca afirma que um deles foi capturado por rebeldes sírios e que o outro ainda não foi encontrado.

A Rússia aumentou a sua ofensiva contra a Síria, principalmente depois de confirmar que o Estado Islâmico (EI) foi responsável pela queda de um avião russo no Egito, em outubro. Nesta segunda-feira, o Ministério da Defesa do país disse que realizou 472 ataques aéreos contra a Síria no último fim de semana.

- Publicidade -

- Publicidade -

Recentes