Home » Mundo » Estados Unidos » Tillerson diz que Coreia do Norte sabe o que tem que fazer para abrir diálogo

Tillerson diz que Coreia do Norte sabe o que tem que fazer para abrir diálogo

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Rex Tillerson, afirmou nesta segunda-feira no Cairo que ainda é “muito cedo” para iniciar negociações com a Coreia do Norte e sustentou que Pyongyang “sabe o que tem que pôr na mesa” para que aconteça um aproximação.

“É coisa da Coreia do Norte decidir quando querem tratar conosco de forma sincera, com sentido. Eles sabem o que é preciso pôr na mesa para ter conversas”, disse Tillerson em entrevista coletiva junto ao seu homólogo egípcio, Sameh Shukri.

Tillerson especificou que, antes de iniciar qualquer negociação com a Coreia do Norte, é preciso manter conversas prévias “para determinar se as partes estão preparadas para realizar algo que seja significativo” nessas hipotéticas negociações.

“Esperaremos e veremos”, concluiu o responsável pela diplomacia americana.

O presidente sul-coreano, Moon Jae-in, pediu no sábado passado à Coreia do Norte que tente retomar o diálogo com os EUA para diminuir as tensões, durante a reunião que teve com uma delegação do regime liderada pela irmã do líder Kim Jong-un.

A histórica visita da irmã do líder norte-coreano à Coreia do Sul encenou a aproximação entre Pyongyang e Seul, apesar de os EUA seguirem mantendo o ceticismo e serem favoráveis a manter a pressão econômica e diplomática sobre a Coreia do Norte.

Tillerson iniciou hoje no Egito uma viagem pelo Oriente Médio, que também o levará depois a Kuwait, Jordânia, Líbano e Turquia.

Publicação: Redação Brasil (m)
Tags

Publicações Similares

Login

Perdeu sua senha?