Home » Ciência » Natureza e Meio Ambiente » Sem chuva há 75 dias, Defesa Civil declara “estado de alerta” no DF

Sem chuva há 75 dias, Defesa Civil declara “estado de alerta” no DF

Umidade do ar ter atingiu 20% nos últimos três dias, o que exige cuidados com crianças e idosos. Queda deve ser maior na próxima semana

A Defesa Civil informa que declarou estado de alerta, nesta quinta-feira (2/8), em razão da umidade do ar ter atingido 20% nos últimos três dias.

A medida, segundo o órgão, visa orientar a população para cuidados especiais, especialmente com crianças e idosos. As atividades físicas e os trabalhos ao ar livre devem ser suspensos entre 10h e 16h.

É importante, também, aumentar a ingestão de líquidos e evitar banhos prolongados com água quente. Outra recomendação é evitar o uso de ar-condicionado, umidificar o ambiente.

Pelos padrões da Organização Mundial de Saúde (OMS), a umidade relativa do ar ideal é de 60%.

De acordo com Hamilton Carvalho, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), “os alertas são emitidos quando ocorrem eventos acima do normal”.

São três tipos de avisos no caso de baixa umidade, segundo o Inmet:
– amarelo, com umidade relativa do ar abaixo de 30%
– laranja, com umidade relativa do ar abaixo de 20%
– vermelho, com umidade relativa do ar abaixo de 12%

“Estamos no alerta amarelo, por enquanto. Nessa semana, de segunda a quarta-feira, a umidade chegou a 20%, por exemplo. A tendência para amanhã é em torno de 25%. E há possibilidade de chuva para domingo”, afirma o meteorologista.

Segundo ele, a umidade relativa do ar vai cair um pouco mais no final da semana que vem. “O menor índice registrado em agosto foi de 10%, em 2002. É característica do mês de agosto na região central do país, ser o mês mais seco do ano, motivado pela falta de chuva e as altas temperaturas”, explica Hamilton Carvalho.

Publicação: Redação Brasil (m)

Login

Perdeu sua senha?