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Redes sociais nA?o tA?m o poder de eleger ninguAi??m, diz especialista

Para o diretor de ComunicaAi??A?o e Marketing da FGV, Marcos FacA?, as plataformas nA?o passam de uma ferramenta

SA?o Paulo ai??i?? O diretor de ComunicaAi??A?o e Marketing da FundaAi??A?o Getulio Vargas (FGV), Marcos FacA?, especializado em marketing digital pela Universidade de Harvard, tem uma mA? notAi??cia pra quem enxerga nas redes sociais o caminho para uma vitA?ria eleitoral: ai???As agA?ncias de marketing e consultorias querem criar um novo mercado e ficam alimentando um mito em torno do poder das redes sociais em uma eleiAi??A?o. Elas sA?o sA? mais uma ferramenta. NA?o tA?m o poder de eleger ninguAi??m.

Para ele, o grande problema de quem aposta no poder das redes Ai?? achar que o eleitor brasileiro Ai?? aquele que vive nos grandes centros. ai???A TV e o rA?dio ainda sA?o os melhores meios de penetraAi??A?o nos rincAi??es do PaAi??s.ai???. Leia, a seguir, sua entrevista.

Qual serA? o peso das redes sociais nas prA?ximas eleiAi??Ai??es?

Sou defensor das redes sociais, mas elas nA?o serA?o as responsA?veis pela vitA?ria de um candidato. A nossa tendA?ncia Ai?? imaginar que todo mundo usa Waze, Uber, tem smartphone, 4Gai??i?? Mas o Brasil Ai?? muito grande. Fora da bolha de quem mora em grandes centros ou Ai?? formador de opiniA?o, o alcance dos meios digitais Ai?? muito menor.

As agA?ncias de marketing e consultorias querem criar um novo mercado e ficam alimentando um mito em torno do poder das redes sociais em uma eleiAi??A?o. Elas sA?o sA? mais uma ferramenta. NA?o tA?m o poder de eleger ninguAi??m.

EntA?o, faz sentido os partidos brigarem tanto pelo tempo de TV?

Quando a gente fala do poder de influA?ncia das redes sociais estamos falando dos eleitores dos centros urbanos, de universitA?rios, de gente esclarecida e que consome notAi??cias nessas plataformas. Os especialistas ignoram esse recorte e tratam como se todo o Brasil fosse igual. A TV e o rA?dio ainda sA?o os melhores meios de penetraAi??A?o nos rincAi??es do PaAi??s.

A comunicaAi??A?o Ai?? mais palatA?vel e direta. A pessoa que nA?o tem um grau de formaAi??A?o adequado tambAi??m tem dificuldade em absorver informaAi??Ai??es escritas. AtAi?? os chamados memes precisam de um background cultural para serem traduzidos.

A impressA?o Ai?? que nos meios digitais a eleiAi??A?o jA? comeAi??ou.

Sim. Por enquanto, a eleiAi??A?o sA? comeAi??ou para uma faixa muito pequena de eleitores. Para os formadores de opiniA?o, o jogo jA? comeAi??ou. Portanto, a eleiAi??A?o jA? Ai?? pauta nas redes sociais, mas sua penetraAi??A?o na vida real das pessoas Ai?? limitada.

A maioria estA? preocupada, no mA?ximo, com a contusA?o do Neymar e sua participaAi??A?o na Copa do Mundo. Para fora da bolha do polAi??tico, do jornalista ou do formador de opiniA?o, as conversas sA?o outras. A eleiAi??A?o nA?o faz parte do conteA?do discutido por outras bolhas. Ai?? quase outra lAi??ngua para ele.

Quem faz polAi??tica nas redes sociais estA? falando pra quem?

Se vocA? nA?o prestar atenAi??A?o, vocA? sA? vai falar para quem gosta de vocA?. Para os polAi??ticos alcanAi??arem um retorno real nas redes sociais, eles vA?o precisar de investimento. NA?o existe HorA?rio Eleitoral Gratuito nas redes sociais. Para falar com quem nA?o Ai?? convertido, os polAi??ticos e partidos terA?o que investir em posts pagos, por exemplo.

Mesmo se o candidato tiver milhAi??es de seguidores?

MilhAi??es de seguidores nA?o quer dizer nada. Os maiores usuA?rios de Twitter, por exemplo, sA?o os jornalistas e pessoas ligadas ao mundo da comunicaAi??A?o. E ainda tem quem diga que o Brasil usa o Twitterai??i?? Nem o jovem usa tanto como se imagina. Esses posts que se espalham pelo WhatsApp, Facebook e Twitter sA?o resultantes do trabalho de convertidos.

Quem acessa esse material jA? Ai?? o eleitor desse candidato. O impacto em temos de conquista de voto Ai?? muito baixo. NA?o acredito no poder de transformar esse engajamento em voto.

O eleitor mais jovem, aquele que quase nA?o assiste TV aberta, nA?o pode ser influenciado por esses meios?

Sim, totalmente. Agora, o profissional de marketing nA?o consegue falar, entrar na mesma conversa, nA?o consegue debater com esse jovem. Eles sA?o mais crAi??ticos ao status quo e, naturalmente, estA?o nos extremos do debate polAi??tico.

PolAi??ticos sabem usar a rede?

PolAi??ticos nA?o usam bem as redes sociais. O marketing polAi??tico atinge uma classe pequena, mas acha que estA? atingindo todo mundo. Ai?? difAi??cil pautar as redes sociais quando vocA? nA?o estA? nos extremos. Tudo parte do amor ou do A?dio.

Quem estA? no meio, quem se manifesta num nAi??vel mais profundo de discussA?o, pouco participa desse debate. O barulho Ai?? de quem ama e odeia, quem defende ou ataca. O polAi??tico recebe likes e sA? ouve elogios. Os crAi??ticos sA?o reduzidos. O marketing polAi??tico Ai?? incipiente no digital. Na TV, Ai?? mais simples e funciona.

A tecnologia nA?o pode ao menos melhorar a qualidade do voto?

Olha, pessoas que nA?o sA?o tA?o esclarecidas tornam difAi??cil identificar a razA?o do voto. Claro, existe o coronelismo, o voto de cabresto, a troca de favores e a venda do voto. A tecnologia nA?o matou o coronelismo. NA?o matou nada disso. E nA?o matou em razA?o do baixo nAi??vel educacional da populaAi??A?o.

As pessoas se vendem porque nA?o tA?m dimensA?o do que estA?o fazendo. Existem os ai???Brasisai??? que a gente esquece. SA?o as deficiA?ncias desses ai???Brasisai??? que fazem as coisas serem como sA?o.

As fake news espalhadas pela rede irA?o inundar a discussA?o polAi??tica nos prA?ximos meses?

Tem o mito da fake newsai??i?? Isso sempre existiu. Mas o que Ai?? fake news? Quando um candidato faz uma promessa que todo mundo sabe que nA?o serA? cumprida, isso Ai?? fake news. AtAi?? que ponto a plataforma dos candidatos Ai?? verdadeira? Vai ser difAi??cil fazer uma curadoria do que Ai?? fake ou nA?o. A lA?gica Ai??: se a fake news me Ai?? favorA?vel, minha tendA?ncia Ai?? replicar; se Ai?? desfavorA?vel, vou denunciar.

NA?o vejo as pessoas querendo excluir as fake news. Elas querem excluir as fake news que serA?o desfavorA?veis. Se vocA? fala mal de mim Ai?? fake news. Ai?? o que o Donald Trump faz. Acredito que serA? uma campanha tA?o fake (falsa) quanto as fake news. As informaAi??Ai??es sA?o do jornal O Estado de S. Paulo.

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Publicação: Redação Brasil (m)

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