Home » Mundo » Presidente sul-coreano agradece Trump e Kim por ‘coragem e determinação’

Presidente sul-coreano agradece Trump e Kim por ‘coragem e determinação’

Moon Jae-in disse que acordo derruba ‘último legado da Guerra Fria’ no mundo, mas não comenta declaração de Trump sobre fim de exercícios militares

O presidente da Coreia do SulMoon Jae-in, afirmou nesta terça-feira, 12, que a cúpula entre o presidente dos Estados UnidosDonald Trump, e o líder da Coreia do NorteKim Jong-un, foi um “sucesso” e agradeceu aos dois pela “coragem e determinação”.

“Quero expressar o maior dos elogios ao valor e à determinação dos dois líderes, o presidente Trump e o presidente Kim, que não se conformaram com uma realidade que já está caducando e apostaram em dar um passo arriscado para a mudança”, disse Moon em comunicado.

“O acordo de Sentosa (ilha onde a cúpula ocorreu, em Singapura) será lembrado como um evento histórico que ajudou a derrubar o último legado da Guerra Fria que resta no mundo”, completou o presidente sul-coreano.

Na cúpula, a primeira entre os líderes de Coreia do Norte e EUA, Trump e Jong-un assinaram uma declaração na qual se comprometem a abrir uma nova etapa nas relações entre os dois países, buscar uma paz “estável e duradoura” e trabalhar para a total desnuclearização da península coreana.

“Escreveremos um novo capítulo de paz e cooperação. Estaremos ao lado da Coreia do Norte no processo”, afirmou Moon Jae-in no texto, no qual disse que o acordo é só início do processo para conseguir a paz e a desnuclearização da península.

Publicação: Redação Brasil (m)

Login

Perdeu sua senha?