Home » Tecnologia » Internet » Nokia prevê chegada do 5G ao Brasil em 2019 através de banda larga fixa

Nokia prevê chegada do 5G ao Brasil em 2019 através de banda larga fixa

 

Os brasileiros poderão ter acesso à quinta geração de redes móveis já em 2019, mas não espere utilizá-lo para conexão ultrarrápida no celular. A tecnologia deve dar as caras no Brasil primeiro como um serviço de banda larga fixa de alta velocidade para ser usado nas redes de telefonia móvel mais para frente.

A previsão vem da Nokia, como relata o site TeleSíntese. A marca é mais conhecida do público pelos seus celulares e smartphones, mas o fato é que a companhia hoje é uma das maiores fabricantes de equipamentos de rede do mundo, e fornece diretamente para as operadoras brasileiras, de modo que a empresa está ciente das estratégias das operadoras.

A expectativa da Nokia é que os planos de banda larga fixa usando a rede 5G poderão alcançar velocidades que fiquem entre 200 Mbps e 400 Mbps, o que já é bem acima da velocidade média

Segundo o diretor de tecnologia da Nokia para a América Latina, Wilson Cardoso, as empresas de telecomunicações já estão realizando testes para a utilização do 5G. Apesar das companhias já estarem trabalhando com equipamentos habilitados para a nova rede, a indústria ainda espera a realização do leilão de 3,5 GHz pela Anatel.

A expectativa é de que o leilão aconteça no início de 2019, com a venda de 200 MHz divididos em quatro lotes. Com isso, a ativação comercial poderia acontecer em um período entre três e seis meses após as operadoras receberem os lotes de frequência.

A faixa de 3,5 GHz é considerada nobre pelas operadoras, segundo a publicação, pois se propaga bem quando usada junto com a infraestrutura da frequência de 1,8 GHz. Já os consumidores irão se beneficiar com a nova rede, que não precisa de um técnico para fazer a instalação.

Publicação: Redação Brasil (m)
Tags

Publicações Similares

Login

Perdeu sua senha?