Home » Ciência » Espaço e Cosmos » NASA trabalha para conter vazamento na Estação Espacial Internacional

NASA trabalha para conter vazamento na Estação Espacial Internacional

Um alarme foi acionado na Estação Espacial Internacional (EEI) por causa de um vazamento. Com isso, os astronautas tiveram que correr para descobrir a causa do problema, e especialistas da NASA estão trabalhando para controlar a situação.

A tripulação acabou rastreando que o problema vinha da espaçonave Soyuz MS-09, que chegou à EEI no início de junho com astronautas da Expedição 56. Segundo o jornal The Independent, o trasporte pode ter sido atingido por um pequeno fragmento que teria perfurado sua superfície, permitido que o ar escapasse de dentro da EEI.

A parte atingida não é necessária para recolocar os astronautas novamente, portanto, qualquer problema não deve prejudicar para a descida deles para a Terra. Além disso, a parte pode ser removida com relativa facilidade da parte principal da EEI. Mesmo assim, não está claro o que será feito com a espaçonave se ela estiver danificada.

Até a manhã desta quinta-feira (30), engenheiros da agência espacial norte-americana na Terra estavam coordenando os astronautas para selar o buraco. A NASA afirmou que percebeu os problemas na noite de quarta-feira (29), quando os astronautas estavam dormindo.

“Conforme os controladores de voo monitoravam os dados, a decisão foi tomada para permitir que a tripulação do Expedition 56 dormisse, uma vez que eles não corriam perigo”, disse a NASA em comunicado. “Quando a tripulação foi acordada em sua hora normal nesta manhã, os controladores de voo no Controle da Missão em Houston e no Centro de Controle da Missão da Rússia nos arredores de Moscou começaram os procedimentos de trabalho para tentar determinar a localização do vazamento.”

Fonte: Portal Galileu

Publicação: Redação Brasil (m)

Login

Perdeu sua senha?