AA�Lockheed MartinA�ganhou um contrato de US$ 247,5 milhA�es daA�NasaA�para construir um jato supersA?nico mais silencioso, um passo rumo ao desenvolvimento deA�aviA�esA�capazes de transportar passageiros muito mais rapidamente pelo mundo.
A aeronave experimental deverA? voar em 2021 e terA? uma velocidade mA?xima de 1,5 vez a velocidade do som, ou cerca de 1.600 quilA?metros por hora, a uma altitude de 55.000 pA�s, anunciou a Lockheed na terA�a-feira. O jato sA? terA? espaA�o para um piloto, mas testarA? princA�pios de design que suavizam o estrondo sA?nico.
O aviA?o a�?entra nos anais de outros X-planes emblemA?ticos da histA?ria que testaram as fronteiras da tecnologia, da ciA?ncia e da inovaA�A?o na aviaA�A?oa�?, disse David Richardson, diretor da unidade Skunk Works da Lockheed, em entrevista coletiva com a Nasa, em Washington.
As parceiras buscam promover tecnologias capazes de superar restriA�A�es de ruA�do em voos supersA?nicos, proibidos para aviA�es civis sobre terra desde 1973. ApA?s testes de seguranA�a, o aviA?o estarA? pronto para sobrevoar comunidades selecionadas para gerar feedback sobre o impacto. O objetivo final A� abrir o cA�u para viagens de aviA?o mais rA?pidas e estimular as fabricantes a construA�rem aeronaves mais velozes.
ReclamaA�A�es sobre barulho
O Concorde, aviA?o supersA?nico que comeA�ou a funcionar em 1976, foi construA�do por uma coalizA?o franco-britA?nica e operado pela Air France e pela British Airways atA� ser descontinuado, em 2003 a�� em parte porque as reclamaA�A�es sobre o ruA�do limitavam os voos.
O aviA?o experimental da Lockheed serA? projetado para mitigar as ondas de choque emanadas do nariz, das asas, do motor e de outras A?reas protuberantes do aviA?o quando a barreira do som A� quebrada. A aeronave usarA? peA�as existentes, como o trem de pouso de um F-16 Fighting Falcon e o assento do piloto de um T-38 Talon, e terA? 28 metros de comprimento, com envergadura de 9 metros.
a�?O importante sA?o os dados que serA?o coletados. Esses dados serA?o usados para moldar o futuroa�?, disse Richardson. a�?Estamos muito confiantes de que avanA�aremos a partir do design que temos e de que conseguiremos alcanA�ar esse estrondo baixo.a�?
A Nasa estima que os jatos executivos serA?o o primeiro tipo de aeronave supersA?nica a ter sucesso comercial se a proibiA�A?o aos voos sobre terra for suspensa. Os grandes aviA�es de passageiros capazes de romper a barreira do som provavelmente sA? aparecerA?o a partir de 2035, segundo a visA?o da Nasa.
Perspectivas comerciais
A Aerion, uma startup de jatos executivos apoiada pelo bilionA?rio Robert Bass, do Texas, jA? estA? trabalhando no design de um aviA?o capaz de voar sobre terra abaixo da velocidade do som e depois acelerar atA� Mach 1.4 sobre o oceano. A Gulfstream, uma unidade da General Dynamics, afirmou que nA?o tentarA? construir uma aeronave supersA?nica enquanto nA?o puder voar livremente sobre terra e mar.
A Boom Technology, uma startup do Colorado, nos EUA, estA? desenvolvendo um jato de passageiros supersA?nico com 45 a 55 assentos e em dezembro recebeu investimento de US$ 10 milhA�es da Japan Airlines.
A Lockheed, que fabrica o caA�a F-35 Lightning II, ajudou a Nasa a construir um pequeno protA?tipo do novo aviA?o supersA?nico mais silencioso que foi testado em um tA?nel de vento. Em dezembro, a Lockheed tambA�m fechou acordo para ajudar a Aerion a construir seu jato supersA?nico.