terça-feira, 23/04/2024
21.5 C
Brasília

Manifestantes anti-impeachment levam rosas para frente do Congresso

Veja Também

- Publicidade -

Presidente afastada Dilma Rousseff chegou ao Senado por volta das 9h. Trânsito no DF foi bloqueado para sessão de julgamento do impeachment.

Grupo de manifestantes leva faixa escrito 'Mulheres com Dilma, rosas pela Democracia' para frente do Congresso (Foto: Beatriz Pataro/G1)
Grupo de manifestantes leva faixa escrito ‘Mulheres com Dilma, rosas pela Democracia’ para frente do Congresso (Foto: Beatriz Pataro/G1)

Manifestantes contrários ao afastamento definitivo da presidente Dilma Rousseff se reuniram pela manhã desta segunda-feira (29) em frente ao Congresso Nacional para acompanhar a sessão de julgamento do impeachment. Segundo a Polícia Militar, havia cerca de 350 manifestantes a favor do mandato da petista no local por volta das 9h, horário em que ela chegou ao Senado. De acordo com os organizadores, cerca de 2 mil pessoas se juntaram a favor do mandato de Dilma.

Os apoiadores de Dilma levaram rosas e faixas em apoio à petista. Em algumas das faixas, estava escrito “Mulheres pela Democracia” e “Luto por Justiça”.

Até a chegada de Dilma ao Senado, os manifestantes esperavam que ela fosse falar com apoiadores do lado de fora do Congresso. No entanto, ela entrou diretamente pela chapelaria da Casa, acenando para o público.

A arquiteta Daniela Fragoso veio de São Paulo para acompanhar o depoimento e participar de outros atos pró-Dilma. “Tenho que mostrar insatisfação por terem roubado meu voto. Luto por democracia e sempre fui petista”, disse.

Manifestantes contrários ao impeachment reunidos em frente ao Congresso Nacional (Foto: Beatriz Pataro/G1)

Enquanto Dilma discursava no Senado, manifestantes tentavam ouvir a fala da presidente em rádios portáteis ou por celulares. Ao contrário da sessão do impeachment na Câmara dos Deputados, não foram instalados telões para que possam acompanhar o processo.

A funcionária pública Elite Dutra não veio preparada para ouvir o depoimento, pois imaginava que algum carro de som seria colocado no local. “Estamos passando de roda em toda para ouvir”, disse. Ela veio do interior de Minas Gerais acompanhar o ato dos manifestantes em frente ao Congresso. “Estar aqui é imensurável. É colocar a mão na massa. Torcer de longe não é a mesma coisa”, comentou.

Apoiadores de Dilma Rousseff escutam discurso da presidente afastada em rádio portátil (Foto: Beatriz Pataro/G1)

Trânsito
Por causa da sessão desta segunda, o governo do Distrito Federal bloqueou as vias N1 e S1 do Eixo Monumental no trecho entre a rodoviária do Plano Piloto e o Congresso Nacional. As interdições causaram congestionamento. Na via S1, motoristas chegaram a enfrentar fila de até cinco quilômetros de extensão. Servidores que trabalham na região tiveram de deixar os carros nos anexos para acessar a Esplanada.

A expectativa do governo do DF é de que o bloqueio aconteça até o final do processo de impeachment. O GDF espera que um público entre 20 mil e 30 mil pessoas esteja no local durante o processo.

- Publicidade -

- Publicidade -

Recentes