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Inversão na EPTG começa na segunda (18). Confira as linhas alteradas

Mudança no trânsito será mantida até a chegada de 309 ônibus com portas do lado esquerdo, prevista para 18 de março de 2020

As faixas reversas da Estrada Parque Taguatinga (EPTG) começarão a funcionar para ônibus das 6h às 9h e das 17h30 às 19h45. A mudança em caráter provisório começará a valer a partir da segunda-feira (18/3) e deverá permanecer por até um ano. Pelas contas do governo, a redução do tempo de viagem será de 30 minutos. Ao todo serão 63 linhas operando no modelo invertido.

Segundo o secretário de Transportes, Valter Casemiro, o governo vai cobrar das empresas do sistema de transporte público aquisição de 309 ônibus com portas no lado esquerdo até 18 de março de 2020. O GDF afirma que não haverá custo para os cofres públicos, porque a compra de veículos está previsto no contrato feito com as companhias. Serão 56 coletivos da Marechal, 42 da Urbi e 211 da São José. Após a entrega, a inversão será suspensa.

A partir da próxima segunda (18), as faixas serão utilizadas da seguinte forma: no período da manhã, em que o fluxo de trânsito está concentrado no sentido Taguatinga-Plano Piloto, serão liberadas para os carros de passeio, aumentando uma para veículos pequenos, enquanto os ônibus que irão para o mesmo sentido utilizarão a faixa da pista contrária.

Reprodução/GDF

REPRODUÇÃO/GDF

A mesma operação será realizada no fim da tarde, no sentido Plano Piloto-Taguatinga. Com essa ação, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF) estima aumentar em 20% a fluidez do trânsito na rodovia. Em média, 120 mil veículos passam pela EPTG diariamente.

Veja as linhas que passam pelas faixas reversas:

Tabela de Linhas EPTG – Pas… by on Scribd

Veja as linhas que não passam pelas faixas reversas:

Tabela de Linhas EPTG – Não… by on Scribd

“A faixa exclusiva de ônibus da EPTG foi construída em 2010. Desde então nunca foi utilizada da forma correta, porque as empresas contratadas para operar o sistema de transporte coletivo não tinham feito a aquisição dos ônibus com porta também do lado esquerdo”, destacou Valter Casimiro.

Preparativos
Nesses dias que antecedem o início da operação, o DER trabalha na sinalização dos 12,6 km das faixas exclusivas, de ambos os lados, por meio de cones fixos e placas.

Toda a extensão das faixas exclusivas será monitorada de perto durante a operação pelos agentes do DER/DF e contará com o apoio do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) e do Departamento de Trânsito do DF (Detran).

Dois guinchos ficarão posicionados nas extremidades da rodovia durante os horários de pico para atender casos de emergência que envolverem os ônibus, para que sejam removidos rapidamente. Por medida de segurança, a velocidade na faixa reversa será de 60 km/h.

Revisão
Fauzi Nacfur Júnior, diretor-geral do DER-DF, anunciou em dezembro do ano passado que seria feita uma revisão nas faixas exclusivas de ônibus, táxi e transporte escolar logo nos primeiros meses da gestão do novo governo. Ele citou a possibilidade de liberar as vias subutilizadas para todos os veículos.

Nacfur trouxe à tona o problema da EPTG. “Enquanto não tem ônibus com porta à esquerda para rodar ali, as faixas que estiverem subutilizadas poderão ser liberadas até que se tenha uma solução”, completou. Na época, o gestor destacou que as medidas dependiam da anuência do governador eleito, Ibaneis Rocha (MDB).

Fonte G1

 

Publicação: Redação Brasil (m)

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