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Governo Temer esvazia gA?nero na base curricular e mistura tema com religiA?o

O MinistAi??rio da EducaAi??A?o do governo Michel Temer excluiu menAi??Ai??es ao combate Ai?? discriminaAi??A?o de gA?nero da nova versA?o daAi??Base Nacional Comum Curricular.

A pasta incluiu esse tema na parte de ensino religioso, para que se discuta nas escolas concepAi??Ai??es de “gA?nero e sexualidade” de acordo com as tradiAi??Ai??es religiosas. Educadores criticam a medida.

AAi??FolhaAi??teve acesso Ai?? nova versA?o da base, encaminhada ao CNE (Conselho Nacional de EducaAi??A?o) na semana passada, dia 29. O MEC se recusou a divulgA?-la. O documento passa agora por uma anA?lise final do conselho.

A base define aquilo que os alunos devem aprender, a cada ano, na educaAi??A?o bA?sica. SA? a parte que vai da educaAi??A?o infantil ao ensino fundamental estA? em discussA?o. A discussA?o sobre ensino mAi??dio foi congelada pelo governo.

AAi??proposta de currAi??culoAi??que a gestA?o Temer tenta aprovar contAi??m pontos revisados pelo ministAi??rio a partir da terceira versA?o, que havia sido mandada ao CNE em abril. O texto tem recebido sugestAi??es de emendas de conselheiros em todas as A?reas.

Veja aqui a nova versA?o da Base curricular, em discussA?o:

IntroduAi??A?o

Estrutura

Linguagens

LAi??ngua Portuguesa

Arte, educaAi??A?o fAi??sica e inglA?s

MatemA?tica, ciA?ncias da natureza e ciA?ncias humanas

Ensino religioso

O MEC jA? havia retirado, sem alarde, trA?s menAi??Ai??es ao respeito Ai?? identidade de “gA?nero” e “orientaAi??A?o sexual” da terceira versA?o da base. Agora, foi identificado ao menos dez trechos suprimidos pela equipe do ministro MendonAi??a Filho (DEM-PE).

JA? na introduAi??A?o, um texto que elencava as dez competA?ncias gerais da base indicava que as escolas deveriam valorizar a diversidade, “sem preconceitos de origem, etnia, gA?nero, idade, habilidade/necessidade, convicAi??A?o religiosa”. Na nova versA?o, sA? se fala em “preconceitos de qualquer natureza”.

Para AndrAi??a Gouveia, presidente da AssociaAi??A?o Nacional de PA?s-GraduaAi??A?o e Pesquisa em EducaAi??A?o, a atitude fere um compromisso da escola com a tolerA?ncia.

“NA?o nomear aquilo que sA?o as desigualdades e preconceitos reforAi??a visAi??es conservadoras de que os preconceitos nA?o existem”, afirma.

A abordagem de temas sobre identidade de gA?nero pode, segundo estudiosos, influenciar na discussA?o de problemas sociais como violA?ncia contra a mulher, gravidez na adolescA?ncia e homofobia.

Priscila Cruz, do Movimento Todos Pela EducaAi??A?o, diz que as ausA?ncias comprometem a existA?ncia de um currAi??culo de qualidade. “NA?o Ai?? o caso de rechear a base com a questA?o de gA?nero, mas essa Ai?? uma questA?o contemporA?nea, por isso importante.”

Grupos religiosos e conservadores tA?m se mobilizado contra o que chamam pejorativamente de “ideologia de gA?nero” na base ai??i??termo que nunca esteve presente.

A pressA?o tambAi??m foi exercida por parlamentares da bancada evangAi??lica, que integra a base do governo no Congresso. Eles afirmam que a discussA?o poderia destruir a identidade dos jovens.

STATUS

As menAi??Ai??es apagadas pelo ministAi??rio atingiram as A?reas de ciA?ncias humanas, artes e educaAi??A?o fAi??sica. Mas a discussA?o de “concepAi??Ai??es de gA?nero e sexualidade, segundo diferentes tradiAi??Ai??es religiosas” foi parar como proposta de currAi??culo do 9A? ano na parte de ensino religioso.

A previsA?o de conteA?dos de ensino religioso havia sido retirada da base na terceira versA?o, por ser A?rea de ensino optativo, segundo a legislaAi??A?o.

Mas, com a nova revisA?o, esse bloco nA?o sA? voltou como se tornou uma A?rea de conhecimento, com mesmo status de matemA?tica ou linguagens.

LuAi??s Carlos de Menezes, pesquisador em educaAi??A?o e professor da USP, avalia ser contraditA?rio que a base tenha ensino religioso. “Como somos um paAi??s laico, nA?o deveria ser parte formal.”

O MEC nA?o respondeu se, em razA?o dessa previsA?o, as escolas deverA?o incluir esses assuntos no currAi??culo. ApA?s a implementaAi??A?o, a base deve ser seguida por todas as escolas, pA?blicas e privadas.

Em nota, a pasta se limitou a responder que, no momento, “aguarda o tAi??rmino das discussAi??es para comentar”.

MUDANAi??AS

HA? alteraAi??Ai??es em todas as partes da base, que vA?o desde mudanAi??as de nomenclaturas a exclusAi??es de habilidades antes previstas em determinadas A?reas. A maior revisA?o foi feita em lAi??ngua portuguesa, o que resultou em uma material praticamente inAi??dito com relaAi??A?o a versAi??es anteriores.

O CNE cancelou a reuniA?o em plenA?ria que iniciaria a discussA?o final nesta quarta (6), o que sA? deve ocorrer na quinta (7). “Ai?? um grande volume de trabalho, muitas informaAi??Ai??es e as manifestaAi??Ai??es dos conselheiros. A gente percebeu que nA?o teria um documento pronto para deliberaAi??A?o”, diz o presidente do conselho, Eduardo Deschamps.

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Publicação: Redação Brasil (m)

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