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Governo Temer esvazia gA?nero na base curricular e mistura tema com religiA?o

O MinistA�rio da EducaA�A?o do governo Michel Temer excluiu menA�A�es ao combate A� discriminaA�A?o de gA?nero da nova versA?o daA�Base Nacional Comum Curricular.

A pasta incluiu esse tema na parte de ensino religioso, para que se discuta nas escolas concepA�A�es de “gA?nero e sexualidade” de acordo com as tradiA�A�es religiosas. Educadores criticam a medida.

AA�FolhaA�teve acesso A� nova versA?o da base, encaminhada ao CNE (Conselho Nacional de EducaA�A?o) na semana passada, dia 29. O MEC se recusou a divulgA?-la. O documento passa agora por uma anA?lise final do conselho.

A base define aquilo que os alunos devem aprender, a cada ano, na educaA�A?o bA?sica. SA? a parte que vai da educaA�A?o infantil ao ensino fundamental estA? em discussA?o. A discussA?o sobre ensino mA�dio foi congelada pelo governo.

AA�proposta de currA�culoA�que a gestA?o Temer tenta aprovar contA�m pontos revisados pelo ministA�rio a partir da terceira versA?o, que havia sido mandada ao CNE em abril. O texto tem recebido sugestA�es de emendas de conselheiros em todas as A?reas.

Veja aqui a nova versA?o da Base curricular, em discussA?o:

IntroduA�A?o

Estrutura

Linguagens

LA�ngua Portuguesa

Arte, educaA�A?o fA�sica e inglA?s

MatemA?tica, ciA?ncias da natureza e ciA?ncias humanas

Ensino religioso

O MEC jA? havia retirado, sem alarde, trA?s menA�A�es ao respeito A� identidade de “gA?nero” e “orientaA�A?o sexual” da terceira versA?o da base. Agora, foi identificado ao menos dez trechos suprimidos pela equipe do ministro MendonA�a Filho (DEM-PE).

JA? na introduA�A?o, um texto que elencava as dez competA?ncias gerais da base indicava que as escolas deveriam valorizar a diversidade, “sem preconceitos de origem, etnia, gA?nero, idade, habilidade/necessidade, convicA�A?o religiosa”. Na nova versA?o, sA? se fala em “preconceitos de qualquer natureza”.

Para AndrA�a Gouveia, presidente da AssociaA�A?o Nacional de PA?s-GraduaA�A?o e Pesquisa em EducaA�A?o, a atitude fere um compromisso da escola com a tolerA?ncia.

“NA?o nomear aquilo que sA?o as desigualdades e preconceitos reforA�a visA�es conservadoras de que os preconceitos nA?o existem”, afirma.

A abordagem de temas sobre identidade de gA?nero pode, segundo estudiosos, influenciar na discussA?o de problemas sociais como violA?ncia contra a mulher, gravidez na adolescA?ncia e homofobia.

Priscila Cruz, do Movimento Todos Pela EducaA�A?o, diz que as ausA?ncias comprometem a existA?ncia de um currA�culo de qualidade. “NA?o A� o caso de rechear a base com a questA?o de gA?nero, mas essa A� uma questA?o contemporA?nea, por isso importante.”

Grupos religiosos e conservadores tA?m se mobilizado contra o que chamam pejorativamente de “ideologia de gA?nero” na base a��termo que nunca esteve presente.

A pressA?o tambA�m foi exercida por parlamentares da bancada evangA�lica, que integra a base do governo no Congresso. Eles afirmam que a discussA?o poderia destruir a identidade dos jovens.

STATUS

As menA�A�es apagadas pelo ministA�rio atingiram as A?reas de ciA?ncias humanas, artes e educaA�A?o fA�sica. Mas a discussA?o de “concepA�A�es de gA?nero e sexualidade, segundo diferentes tradiA�A�es religiosas” foi parar como proposta de currA�culo do 9A? ano na parte de ensino religioso.

A previsA?o de conteA?dos de ensino religioso havia sido retirada da base na terceira versA?o, por ser A?rea de ensino optativo, segundo a legislaA�A?o.

Mas, com a nova revisA?o, esse bloco nA?o sA? voltou como se tornou uma A?rea de conhecimento, com mesmo status de matemA?tica ou linguagens.

LuA�s Carlos de Menezes, pesquisador em educaA�A?o e professor da USP, avalia ser contraditA?rio que a base tenha ensino religioso. “Como somos um paA�s laico, nA?o deveria ser parte formal.”

O MEC nA?o respondeu se, em razA?o dessa previsA?o, as escolas deverA?o incluir esses assuntos no currA�culo. ApA?s a implementaA�A?o, a base deve ser seguida por todas as escolas, pA?blicas e privadas.

Em nota, a pasta se limitou a responder que, no momento, “aguarda o tA�rmino das discussA�es para comentar”.

MUDANA�AS

HA? alteraA�A�es em todas as partes da base, que vA?o desde mudanA�as de nomenclaturas a exclusA�es de habilidades antes previstas em determinadas A?reas. A maior revisA?o foi feita em lA�ngua portuguesa, o que resultou em uma material praticamente inA�dito com relaA�A?o a versA�es anteriores.

O CNE cancelou a reuniA?o em plenA?ria que iniciaria a discussA?o final nesta quarta (6), o que sA? deve ocorrer na quinta (7). “A� um grande volume de trabalho, muitas informaA�A�es e as manifestaA�A�es dos conselheiros. A gente percebeu que nA?o teria um documento pronto para deliberaA�A?o”, diz o presidente do conselho, Eduardo Deschamps.

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Publicação: Redação Brasil (m)
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