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Fuja dessas armadilhas no trabalho que podem sabotar sua dieta

Se seu objetivo é emagrecer, não adianta dar uma escapadinha da dieta, ela precisa ser seguida direitinho, inclusive no trabalho. Só que, na correria, o foco em comer corretamente pode se perder, e a opção saudável é sempre trocada por algo mais rápido, mais barato, mais gostoso etc. Para não cair nessa, conheça cinco armadilhas para evitar durante o expediente.

Não beber água

Sim, a lista de tarefas a serem cumpridas é imensa, você mal tem tempo de levantar do seu posto, o ambiente está com clima tão agradável que nem dá sede. Essas são só algumas desculpas que a maioria das pessoas dá quando esquece de ingerir água durante o dia do trabalho. “Quando ficamos desidratados, podemos ter uma grande sensação de cansaço, fadiga, o que nos faz recorrer sempre à comida achando que estamos fracos e precisamos de algum alimento. Outras consequências podem ser de dor de cabeça ou tontura, que usualmente são associadas à falta de comida. O que fazer? Coloque perto de você alguma garrafinha de água ou um copo, caneca, squeeze, e vá bebendo aos poucos, em pequenos goles. Quer saber se está hidratada? É só observar se a coloração da urina está clarinha”, diz a nutricionista Liliam Teixeira Francisco.

Preparar o seu próprio lanche em casa permite que você seja mais consciente e opte por alimentos mais saudáveis. Foto: RossHelen/iStock

Não levar seu lanche de casa

Juntando as horas de trabalho mais as horas de trânsito, normalmente, se fica mais horas na rua do que em casa, muitas pessoas acabam caindo na tentação de comer o que tem por perto, ou o que o colega de trabalho levou de lanche. De acordo com Liliam, “nessas horas sempre aparece um chocolate, uma coxinha, um docinho etc. Se levarmos de casa nossos lanches, como um sanduíche, frutas ou frutas secas, não vamos ficar com fome e acabar comendo alimentos mais calóricos”.

Pular refeições

É claro que tem dias que realmente não dá para sair para almoçar se algum imprevisto acontece, mas não dá para fazer isso com frequência, e ficar pedindo uma pizza no lugar. “Um grande erro é ficar horas sem comer, assim, nosso organismo manda a sensação de fome e fica mais difícil se controlar. Ela geralmente aparece quando o colega de trabalho está comendo um pacote de biscoito recheado do sabor que você mais adora, por exemplo. Como não segurar a vontade? O ideal, até se acostumar, é colocar alarme no celular para tocar e lembrar dos horários das refeições. Depois que tiver o hábito, é só tirar o alarme e manter a rotina alimentar”, recomenda a profissional.

Antes de servir, dê uma geral no buffet para não sair pegando por impulso, pois assim você vai sempre no mais gostoso, que na maioria das vezes é o mais calórico. Foto: sol_studio/iStock

Não pese a mão no almoço

Poucas pessoas levam seu almoço de casa. Isso sim seria a melhor opção, pois, além da possibilidade de ser menos calórico e mais saudável, você ainda gastaria menos dinheiro. “A verdade é que nem todo mundo tem como se alimentar no trabalho ou esquentar sua comida. Nesses casos temos que ter cuidado com as armadilhas dos restaurantes, que oferecem saladas, mas que podem vir com uma enorme quantidade de molhos gordurosos, ou no self-service, que inclui frituras, carnes gordas (como fraldinha, picanha) e tudo que destrói sua dieta. O primeiro passo é olhar tudo que tem no cardápio ou no buffet, assim temos uma visão geral e evitamos pegar o que vem pela frente, que sempre é mais prático e mais gostoso, porém, muitas vezes, muito mais calórico“, lembra a especialista.

Excesso de café

Além de gostoso para o paladar de várias pessoas, o café tem duas famas muito atraentes para o ambiente profissional: de dar aquela acordada e enganar a fome. “Saiba que o excesso de cafeína pode gerar irritabilidade, o que nos faz normalmente ir atrás de alguma comida ou petisco prazeroso para sanar essa sensação ruim. Pode tomar, mas o ideal é não passar de três cafezinhos por dia”, sugere a nutricionista.

Fique esperta!

 
Publicação: Redação Brasil (m)
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