Home » Ciência » Natureza e Meio Ambiente » Coca, Pepsi e Nestlé são maiores produtoras de lixo plástico, diz Greenpeace

Coca, Pepsi e Nestlé são maiores produtoras de lixo plástico, diz Greenpeace

ONG organizou 239 coletas de plástico em 42 países por todo o mundo, que resultaram na análise de 187 mil peças de lixo plástico.

As empresas de bebida Coca-Cola, PepsiCo e Nestlé são as maiores produtoras de lixo plástico do mundo, revelou relatório do grupo ambientalista Greenpeace nesta terça-feira (9).

Trabalhando com o movimento Break Free From Plastic, o Greenpeace disse ter organizado 239 coletas de plástico em 42 países por todo o mundo, que resultaram na análise de 187 mil peças de lixo plástico. O objetivo era ter uma ideia de como grandes corporações contribuem para o problema da poluição.

A Coca-Cola, maior produtora de refrigerantes do mundo, foi também a maior produtora de lixo, disse o Greenpeace, que encontrou lixo plástico com a marca da Coca em 40 dos 42 países analisados.

“Essa auditoria de marcas oferece provas inegáveis do papel que corporações desempenham na perpetuação da crise global de poluição plástica”, disse Von Hernandez, coordenador global da Break Free From Plastic.

No geral, o tipo mais comum de plástico encontrado foi o poliestireno, que é utilizado em embalagens e copos de café, seguido pelo PET, usado em garrafas e recipientes.

“Nós compartilhamos o objetivo do Greenpeace de eliminar a poluição do oceano e estamos preparados para fazer nossa parte para ajudar a lidar com esse importante desafio”, disse um porta-voz da Coca-Cola em comunicado. A empresa se comprometeu a coletar e reciclar uma garrafa ou lata para cada uma que vender até 2030.

Todas as três companhias assumiram compromissos sobre suas embalagens para 2025. A Coca disse que todas as suas embalagens serão recicláveis, a Nestlé disse que as suas serão recicláveis ou reutilizáveis e a PepsiCo disse que suas embalagens serão recicláveis, compostáveis e biodegradáveis.

A Nestlé, maior produtora de comidas e água do mundo, disse que reconhece o problema e está trabalhando duro para eliminar a utilização de plástico não-reciclável.

A PepsiCo não estava disponível de imediato para comentar.

Fonte-Portal G1

Publicação: Redação Brasil (m)

Login

Perdeu sua senha?