quinta-feira, 25/04/2024
22.5 C
Brasília

381 espécies são descobertas na Amazônia – algumas já ameaçadas

Veja Também

- Publicidade -

Estudo feito pela Ong WWF catalogou 163 novos vertebrados, 216 plantas e dois exemplares fósseis

Um total de 381 novas espécies de animais vertebrados e plantas foram descobertas na Amazônia entre 2014 e 2015. O estudo, com detalhes das novas espécies, foi apresentado nesta quarta-feira pela Ong WWF e faz parte do Relatório do Fundo Mundial para a Natureza – segundo o estudo, várias espécies recém-descobertas já estão ameaçadas de extinção.

Foram encontradas 216 novas espécies de plantas, 93 de peixes, 32 de anfíbios, 19 de répteis, uma ave, 18 mamíferos, e dois mamíferos já extintos, identificados por registros fósseis. De acordo com os cálculos da Ong, por volta de uma nova espécie de ser vivo foi descoberta na Amazônia a cada dois dias. O estudo mostra a importância da preservação da região, que contém a maior biodiversidade em uma floresta tropical do planeta.

Entre os vertebrados, há uma nova espécie de boto, batizado de Inia araguaiaensis, por ser encontrado na bacia do rio Araguaia. Segundo os pesquisadores, por ter uma distribuição restrita e ter uma população de apenas 1.000 indivíduos, o animal já está em risco.

Segundo os cientistas, pelo menos quatro espécies de peixes descobertas estão em áreas que podem ser liberadas para a mineração.

Confira algumas das novas espécies:

- Publicidade -

- Publicidade -

Recentes