Home » Ciência » Espaço e Cosmos » Como assistir à passagem do cometa Florence ao vivo

Como assistir à passagem do cometa Florence ao vivo

Asteroide passará “raspando” pela Terra na manhã desta sexta-feira. Veja como assistir à visita do Florence ao nosso planeta pela internet

São Paulo — Na manha de hoje o asteroide Florence passará bem perto da Terra. Apesar da proximidade, por conta do horário será impossível ver o corpo celeste passando a olho nu. Mas algumas opções permitirão observar a passagem pela internet.

O Virtual Telescope Project, projeto de astronomia, é um dos que farão streaming do momento. A transmissão começou ainda na noite de ontem–o Florence estava visível durante sua aproximação à Terra. Você pode acessar o streaming do Virtual Telescope Project neste link.

Outra opção para assistir à passagem do telescópio pela internet é o site do Observatório Bareket, em Israel. O observatório informa que fará a transmissão a partir das 16 horas (horário de Brasília), quando o Florence já estiver se afastando da Terra.

O momento de maior proximidade entre o asteroide e nosso planeta acontecerá por volta das 9h06 da manhã (horário de Brasília). A distância entre a Terra e o asteroide será de “apenas” 7 milhões de quilômetros. O Florence tem diâmetro de 4,35 quilômetros e é um dos maiores asteroides com órbita próxima à da Terra.

“O Florence é o maior asteroide a passar tão perto de nosso planeta desde que o programa da Nasa para detectar e monitorar asteroides próximos da Terra começou”, afirma Paul Chodas, chefe do centro de estudos de objetos próximos à Terra da Nasa. O objeto não passará tão perto de nosso planeta até o ano de 2500.

Descoberto em 1981, o asteroide foi batizado em homenagem a Florence Nightingale, pioneira da enfermaria moderna.

Publicação: Redação Brasil (m)
Tags

Login

Perdeu sua senha?